Escola do Legislativo

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá atua como uma ferramenta para o fortalecimento da cidadania.

Por meio de programas, cursos, palestras e estudos relacionados ao Poder legislativo, a Escola contribui para a capacitação de agentes políticos, de servidores públicos e da sociedade civil sobre diversos temas de interesse político, institucional e social.

Além dos cursos presenciais, a Escola Legislativa conta, também, com mais um meio efetivo de construir e difundir a educação legislativa: A educação à distância.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio, desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tem como objetivos estimular a formação política e cidadã, a importância da participação popular no Parlamento; levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica do município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade; e propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, vivenciando a cidadania.

O objetivo do projeto Câmara Mirim é promover a interação entre a Câmara Municipal de Ubá, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o contexto social em que vive e contribuir para a formação da cidadania e favorecer o entendimento dos estudantes das escolas do ensino fundamental, como vereadores mirins, sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público.

O projeto promove a participação política e cidadã de representantes desta faixa etária da sociedade visando contribuir na interação entre a Câmara Municipal de Ubá, a comunidade e as instituições que trabalham com o direito dos idosos em nosso município. É composta por pessoas acima de 60 anos, indicados por associações e instituições relacionadas a idosos como o Centro de Convivência da Melhor Idade, Conselho Municipal do Idoso, Asilo São Vicente, Lar João de Freitas, Associação Solano Trindade, etc. Os participantes são capacitados e orientados sobre o processo legislativo municipal, suas respectivas leis e ordenações, participam de palestras variadas, realizam visitas técnicas, análises e diagnósticos. As propostas, sugestões e estudos discutidos e apresentados pelos integrantes do projeto são encaminhados ao Legislativo Municipal, divulgados podendo vir até mesmo ser transformados em políticas públicas para todos.