Você está aqui: Página Inicial / N / Câmara e Prefeitura de Ubá realizam solenidade de entrega de Títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano

A sessão solene de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano de 2018 foi realizada, na noite de 13 de dezembro, no plenário do Legislativo. Dez personalidades foram agraciadas com os títulos de Cidadania Honorária e uma com o título de Personalidade Ubaense do Ano. Essa sessão decorre da decisão dos vereadores e do prefeito de Ubá, em reconhecimento à grande contribuição destas pessoas em prol do engrandecimento da cidade e pelo amor e devotamento às causas cívicas e sociais da comunidade, contribuindo para o crescimento da cidade.

A mesa diretora da solenidade foi composta pela presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, pelo vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco da Costa, e pelo secretário, vereador Darci Pires da Silva. Estavam presentes os vereadores: Alexandre de Barros Mendes, Antero Gomes de Aguiar, Gilson Fazolla Filgueiras, Jorge Custódio Gervásio, José Roberto Reis Filgueiras e Luís Carlos Teixeira Ribeiro.

O evento também contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o corregedor Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Paulo Roberto Cançado, o promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ubá, Marcos Gomes da Fonseca Neto, representando o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, o subcoordenador da Defensoria Pública de Ubá, Ellón Agustini Rodrigues dos Santos, representando o defensor Público-Geral, Gério Patrocínio Soares, o comandante da Companhia de Polícia Militar de Cataguases, Major Willian de Oliveira Machado, representando o 21º Batalhão da PM, o diretor de Segurança Patrimonial da Universidade Federal de Viçosa, coronel QOR Lúcio Mauro Campos Silva, ex-comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais., o subcomandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 1º Tenente BM Carlos Eduardo Guillarducci Fonseca, representando o comandante, capitão BM Patrick Tavares Gomes, o presidente da Academia Ubaense de Letras, Maestro Marum Alexander,  e o presidente da Associação Beneficente Católica de Ubá/Hospital Santa Isabel, Fabiano dos Santos.

Durante a solenidade, o público pôde apreciar a apresentação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, executando o Hino Nacional Brasileiro e a Aquarela do Brasil. Destaque também para a apresentação do Hino de Ubá cantado pelo seu autor, o maestro Tenor Marum Alexander (Presidente da Academia Ubaense de Letras) acompanhado pela banda da PM

Centenas de convidados acompanharam as entregas dos Títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano de 2018. Os agraciados foram:

Deputado Estadual Alencar da Silveira Júnior (representado por Genito Pires do Amaral); Amarildo Souza de Oliveira; professor Fillipe Tamiozzo Pereira Torres; Geraldo Rocha Quintanilha Júnior; professor Gilson Soares Toledo; tenente coronel PM Giovani do Carmo Ramos; José Marcos dos Anjos Rufino; Marco Antônio Lopes de Almeida; padre Oliveiro Teodoro Pereira; e Paula Ávila Dantas Brunner.

O agraciado com o título de Personalidade Ubaense do Ano, foi Francisco Eustáquio Arthidoro da Costa, reconhecido pelos relevantes serviços prestados junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae de Ubá).

Francisco foi convidado pela Câmara para falar em nome de todos os agraciados. Ele destacou a importância da homenagem. “Gostaria de dedicar esta homenagem aos meus pais e familiares, principalmente o meu pai que me transmitiu os valores que sempre regeram minha vida, pelo exemplo de luta, dedicação e dignidade dos quais são expressão máxima, sempre aperfeiçoando em conseguir o melhor para todos. Aos homenageados com o Título de Cidadania Honorária digo que é difícil conter a emoção ao sermos contemplados com este grau de honraria, onde se foi feito um relato histórico da nossa vida. Esta noite é de enorme alegria, grande contentamento, um marco em nossa existência Nossa gratidão aos vereadores e ao prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, que nos concederam esta honraria", declarou.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho prestou a sua homenagem aos agraciados. “É sempre uma grande honra participar deste momento em que rendemos nosso tributo a tantas personalidades que influenciaram e influenciam a vida desta cidade. Pessoas de diversas áreas de atuação, todos vitoriosos nas carreiras que escolheram na política, no jornalismo, na educação, no setor empresarial, na atividade religiosa e na Justiça. Aos nossos novos conterrâneos, agora oficialmente ubaenses, expressamos a nossa gratidão por tudo que realizaram e que os fizeram merecedores desta homenagem”, ressaltou.

A presidente da CMU, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, fez uma breve citação sobre cada homenageado e encerrou a sessão solene comentando sobre as festas de fim de ano. “Já nos aproximamos das festas de fim de ano e já nos chegam aos ouvidos as músicas dos sinos de Natal, época oportuna para permitirmos que o Menino Deus renasça em nossos corações, renovando nossas esperanças em tempos melhores, com saúde e paz.  Que neste Natal nossos corações transbordem de esperanças, alegrias e amor ao próximo, para que possamos construir uma sociedade mais fraterna, mais igualitária, mais humana.  Um abençoado e feliz Natal a todos vocês e seus familiares e que 2019 seja um ano melhor para todos.