Você está aqui: Página Inicial / N / Câmara Municipal de Ubá prestigia as comemorações pelos dois anos do Museu do Ginásio São José

Uma aula sobre a importância da valorização do patrimônio cultural de Ubá, assim pode ser descrito o evento que marcou as comemorações pelos dois anos do Museu do Ginásio São José.

Uma aula sobre a importância da valorização do patrimônio cultural de Ubá, assim pode ser descrito o evento que marcou as comemorações pelos dois anos do Museu do Ginásio São José, no dia 25 de agosto.

Realizado no auditório do museu, o evento contou com a participação de representantes de movimentos culturais e instituições públicas e privadas, bem como do presidente da Comissão de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Ubá, o vereador José Roberto Filgueiras.

Aniversário Ginásio São José

Quem também marcou presença durante o evento, foi o Secretário Estadual de Cultura, Angelo Oswaldo Araújo Santos, que demonstrou, durante sua apresentação, um vasto conhecimento sobre o antigo Gymnásio, desde sua fundação em 1905 até os dias atuais, quando comemora 112 anos. O Secretário ministrou a palestra “Patrimônio Cultural: Mecanismos de Salvaguarda e Fomentos - Desafios e perspectivas”. “O Ginásio São José é um equipamento cultural de grande importância não só para Ubá, mas para toda região. Ele é o espaço ideal para eventos de toda ordem, sejam eles socioeconômicos, artísticos ou culturais. Ter um local como este é um privilégio do qual a cidade não pode abrir mão”, enfatizou o Secretário acrescentando em seguida que as pessoas precisam entender que aplicar recursos na cultura da cidade não é um nenhum gasto, mas sim, um investimento, pois ela está diretamente ligada ao setor de prestação de serviços, o que movimenta a economia local.

A gestora do Museu São José, Moema Carneiro, apresentou os projetos realizados no Ginásio, bem como o novo convênio firmado com a Caixa Econômica Federal e o projeto aprovado no Fundo Estadual de Cultura. A neta do fundador do Ginásio também fez questão de agradecer a cada um dos presentes: “Ter vocês aqui conosco é motivo de grande alegria, pois demonstra a sensibilidade com uma história que é de todos nós, uma vez que o Ginásio faz parte da vida da cidade de Ubá”.

Aniversário Ginásio São José

Para o vereador José Roberto Filgueiras, prestigiar os dois anos de implantação do Ginásio São José foi engrandecedor. “É muito importante que as pessoas prestigiem o Ginásio São José, não só pelo transcurso do seu aniversário, mas por toda bagagem histórica e cultural que ele possui. Foi motivante e muito inspirador poder estar aqui nesse momento tão especial e de valorização e resgate da nossa essência como ubaenses.”

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU