Você está aqui: Página Inicial / N / Castramóvel é inaugurado em Ubá

Castramóvel é inaugurado em Ubá

Cerca de 200 atendimentos foram realizados nesta semana em Ubá pela Unidade Básica de Saúde Animal. O projeto retorna à cidade no próximo mês.
Castramóvel é inaugurado em Ubá

Autoridades prestigiaram a inauguração do castramóvel que vai atender mensalmente animais da nossa cidade.

Numa ação conjunta entre a Comissão de Proteção Animal (CPA) da Câmara Municipal de Ubá (CMU), por intermédio de sua presidente, a vereadora Jane Lacerda, e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna (AMPAR), foi inaugurada, no dia 26 de junho, a Unidade Básica de Saúde Animal (Castramóvel), que vai atender mensalmente os animais da nossa cidade.

Além da presidente da Comissão, participaram do evento os vereadores Gilson Fazolla e Jorge Gervásio, membros da CPA, e o vereador José Roberto Filgueiras. Presentes também o prefeito de Ubá, Edson Teixeira e o deputado estadual Dirceu dos Santos Ribeiro, que conseguiu recursos junto ao Governo do Estado para a aquisição do container que abriga a Unidade. Representando a AMPAR, o seu presidente Paulo Neves (prefeito de Guarani), o vice-presidente Dauro Martins Vidal (prefeito de Tabuleiro), o secretário executivo Agostinho Paiva, e o coordenador de Projetos da Associação, Juvenal Carvalho.

Presidente da Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPA) por 19 anos, a vereadora Jane Lacerda salientou que a castração é uma ação pública séria, comprometida com a causa animal, configurando-se como política de controle de zoonoses mais eficaz, conforme a Organização Mundial de Saúde. “Além da saúde e bem-estar resguardados aos atendidos, o projeto terá um impacto significativo no número de animais abandonados, a médio e longo prazos, reduzindo também a situação de abandono e superlotação”, destacou a presente da Comissão.

A Unidade Básica de Saúde Animal

De acordo com a AMPAR, a Unidade Básica de Saúde Animal (UBSA) é um container tipo reefer, devidamente adaptado interna e externamente para servir ao atendimento básico de cães e gatos, ao controle reprodutivo, controle de zoonoses e ao estímulo à guarda responsável. Sua estrutura interna e arranjo físico foram projetados para viabilizar da melhor forma possível o fluxo das operações e a realização dos procedimentos de vacinação, identificação eletrônica (microchip) e cirurgias de esterilização.

Conta com salas de recepção, preparo de pacientes, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Todos os setores foram dimensionados e alocados a fim de se proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.

 Os atendimentos 

A maioria dos atendimentos são gratuitos, de animais abandonados ou sob a guarda de pessoas comprovadamente carentes. Nos cinco dias em que a Unidade esteve em Ubá (26 a 30 de junho), na comunidade do Tanquinho, foram atendidos cerca de 200 animais (cães e gatos). Castrações, primeiros socorros e atendimento básico estiveram entre os procedimentos realizados pela médica veterinária e cirurgiã, Dr.ª Fernanda de Assis Lopes, e sua equipe. Todos os animais que passam pela cirurgia de esterilização são identificados com tatuagem numerada.

Após os atendimentos em nossa cidade, a UBSA segue para as cidades de Tocantins, Guarani, Rio Pomba, Tabuleiro, Guidoval e Rodeiro, alguns dos 40 municípios que são membros da AMPAR e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR).

A previsão é de que a Unidade retorne à Ubá no final do mês de julho, onde atenderá no bairro Pires da Luz, por 3 a 4 dias.

"Castrar é uma forma de controlar o número de animais abandonados pelas ruas. Além de ser uma questão de Saúde Pública, é uma questão de humanidade."

 

Por Gisele Caires

Jornalista CMU

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.