Você está aqui: Página Inicial / N / Castramóvel retoma atendimentos e prioridade é para animais abandonados ou de famílias carentes

Castramóvel retoma atendimentos e prioridade é para animais abandonados ou de famílias carentes

A prioridade de atendimento é para animais (cães e gatos) abandonados – principalmente as fêmeas no cio - ou que estejam sob a guarda de pessoas comprovadamente carentes.

A Unidade Básica de Saúde Animal - Castramóvel, iniciativa da vereadora Jane Lacerda Pinto, presidente da Comissão de Proteção dos Animais (CPA) da Câmara Municipal de Ubá, está de volta às suas atividades e, desde o dia 4 deste mês, atendendo os moradores do bairro Cohab e adjacências.

A expectativa é a de que aproximadamente 150 animais sejam castrados durante o tempo em que o Castramóvel estará na localidade. A prioridade de atendimento é para animais (cães e gatos) abandonados – principalmente as fêmeas no cio - ou que estejam sob a guarda de pessoas comprovadamente carentes. Nestes casos os serviços são gratuitos.

Castramóvel Cohab

Durante a abertura dos trabalhos, a vereadora Jane destacou a necessidade deste serviço para toda a cidade: “através da castração estamos colaborando para o controle populacional dos animais, principalmente daqueles que são abandonados nas ruas da cidade. Quanto mais animais nesta situação, maiores serão os riscos de acidentes, transmissão de doenças, ataques, entre outros”. A vereadora enfatizou ainda que a castração animal é um serviço de Saúde Pública e de cuidado com o próprio animal. 

Castramóvel Cohab

Quem também esteve presente na inauguração do Castramóvel no bairro Cohab, foi o deputado estadual e incentivador do projeto, Dirceu dos Santos Ribeiro. O deputado manifestou seu apoio à causa: “nós acreditamos no projeto do Castramóvel desde o início, pois entendemos que se tratava de um trabalho sério, estruturado e que ajudaria, não só as pessoas mais carentes que não podem castrar seus animais, como, também, a toda cidade”.

O Castramóvel

A Unidade Básica de Saúde – Castramóvel foi totalmente adaptada em um container tipo reefer e conta com salas de recepção, preparo de pacientes, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Todos os setores foram dimensionados e alocados a fim de se proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.

Os interessados devem se dirigir ao local e fazer um cadastramento prévio dos animais que serão castrados. Novos cadastramentos serão realizados entre os dias 20 e 22 de setembro, no horário de 7h as 13h, no próprio Castramóvel (Avenida Senador Levindo Coelho, no bairro Cohab, em frente ao Restaurante Coruja).

Doação

Castramóvel Cohab

Além do Castramóvel, a comunidade também presenciou um momento muito importante para a causa animal em Ubá. A vereadora Jane Lacerda Pinto fez a doação de um veículo à Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPA) e que servirá para os serviços de transporte e resgate de animais. “Com esse veículo, a SUPA terá melhores condições e maior mobilidade para realizar suas ações de resgate de animais. Para mim, poder fazer essa doação é um motivo de grande alegria e realização”, finalizou a vereadora que também já foi presidente da SUPA.

 

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.