Você está aqui: Página Inicial / N / CMU realiza entrega de certificados do curso de libras

CMU realiza entrega de certificados do curso de libras

As aulas tiveram início em 07 de março, no plenário da Câmara, compreendendo carga horária de 30 horas/aula e foram ministradas pelo professor voluntário, Isac da Silva Haber.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou, na tarde de terça-feira (11), no plenário da Casa, a entrega de certificados de conclusão do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os quinze participantes das aulas foram recebidos pelo diretor da Escola e vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco e pelo 1º secretário da Casa, vereador pastor Darci Pires da Silva e pelo vereador José Roberto Filgueiras.

As aulas tiveram início em 07 de março, no plenário da Câmara, compreendendo carga horária de 30 horas/aula e foram ministradas pelo professor voluntário, Isac da Silva Haber, e o foco principal foi nos sinais, que são atribuídos para especificar palavra, pessoa, sentimento, entre outros.

Para o diretor da Escola do Legislativo, vereador Edeir Pacheco, o curso de Libras é de grande importância para atender melhor a população surda. Ele agradeceu ao professor Isac pela parceria e parabenizou os alunos que participaram das aulas.

O professor Isac falou sobre a importância do curso para a cidade de Ubá. “O poder público é responsável pela difusão da Libras, para toda a sociedade, desde quando ela foi aprovada como língua oficial. Em Ubá é necessário se estabelecer a carreira de intérprete e do instrutor de Libras, no Estado já possui estes profissionais e, aqui em Ubá não tem na carreira docente a função de intérprete e a função de instrutor”, ressaltou Isac.

Segundo a estudante de Pedagogia da Unopar, Karen Tubiano Peluso, moradora da cidade de Piraúba, o curso de Libras vai ajudá-la em sua futura profissão. “As aulas são enriquecedoras e o fato de eu estar na área de educação é ainda mais importante. Com o curso é possível entender mais o universo dos surdos e espero contribuir de alguma forma”, disse Karen.

O estudante de Ciências Sociais da UEMG de Barbacena, João Wesley Santos de Oliveira, também participou do curso. “Aprender língua de sinais é uma forma de perceber como o surdo se comunica, interage, vive, relaciona, como ele participa da sociedade, enfim, possibilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes”, concluiu o estudante.

O PROFESSOR

Isac da Silva Haber é professor especialista em LIBRAS pela Sociesc-Sociedade Educacional de Santa Catarina. Foi aprovado no PROLIBRAS-MEC 2010. É professor intérprete de LIBRAS na Fupac/Ubá para os Cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia.

 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.