CMU realiza sessão extraordinária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Poder Legislativo Ubaense se reuniu, na noite de quinta-feira (8), em Sessão Extraordinária, no plenário da Câmara Municipal, para homenagear as mulheres. Mais precisamente, algumas que se destacam pelo trabalho que realizam, pelo seu carisma ou por sua participação na comunidade. Na ocasião, foram agraciadas onze mulheres que atuam em diversos setores da sociedade: educadora, servidora pública, voluntárias de entidades filantrópicas, missionárias religiosas, protetora animal, gestora de empresa, donas de casa, líderes comunitárias, etc.

Todos os vereadores da casa estiveram presentes prestigiando suas respectivas homenageadas e o evento: Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente da casa), Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente), Darci Pires da Silva (secretário), Alexandre de Barros Mendes, Antero Gomes de Aguiar, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda, Jorge Custódio Gervásio, José Roberto Reis Filgueiras, Joseli Anísio Pinto e Luiz Carlos Teixeira Ribeiro.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho também compareceu à sessão, assim como a diretora do Fórum da Comarca, a juíza dra. Joyce Souza de Paula e a coordenadora da Defensoria Pública, dra. Paula Ávila Dantas Brunner, que compuseram a mesa diretora da solenidade. Estiveram ainda presentes o presidente da FEMAC Mário Ângelo Noé, o Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular,José Valdemar Aguiar, dezenas de familiares e amigos das homenageadas, e outros convidados.

A sessão extraordinária foi abrilhantada com números musicais escolhidos especialmente para a ocasião. A cantora Miúcha Trajano, acompanhada ao órgão pela musicista Maria Camilotto Rocha apresentaram as canções “Mulher”, de autoria de Custódio Mesquita e Sady Cabral e “Maria, Maria”, de Fernando Brant e Milton Nascimento para um público atento e entusiasmado.

As homenageadas receberam os diplomas das mãos dos vereadores que as indicaram ao som instrumental dos músicos do Conservatório Estadual de Música de Visconde do Rio Branco Leonardo Costa, Júnior Martins e Joubert Costa. No encerramento da sessão, os artistas apresentaram a canção “Mulher, vou dizer quanto te amo”, de Chico Buarque de Holanda.

As agraciadas com o Diploma “Mulher/2018” do Poder Legislativo Ubaense foram:
- Aquemes Sampaio Barbosa, indicada pelo vereador José Roberto Reis Filgueiras;
- Ariadna Zonta Rodrigues, indicada pelo vereador Jorge Custódio Gervásio;
- Leila Cristina Firmiano de Almeida (Leila da Supa), indicada pela vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto;
- Maria Aparecida Másala Rufino Zócoli (Patita Élio), indicada pelo vereador Antero Gomes de Aguiar;
- Maria das Graças Oliveira Costa, indicada pelo vereador Joseli Anísio Pinto;
- Maria das Graças Silva Ribeiro (Dona Maria do Sopão), indicada pelo vereador Alexandre de Barros Mendes;
- Maria do Carmo Nascimento Teixeira, indicada pelo vereador Gilson Fazolla Filgueiras;
- Maria José Oliveira Vieira, indicada pelo vereador Edeir Pacheco da Costa;
- Marilene de Fátima Arruda Alves, indicada pela presidente da Câmara, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade.
- Myriane Seno Barreto, indicada pelo vereador Darci Pires da Silva; e
- Nelci Guimarães Gonçalves, indicada pelo vereador Luís Carlos Teixeira Ribeiro;

A sessão extraordinária do dia 8 de março realiza-se em acatamento à Lei Municipal nº 3.445, de 14 de abril de 2005, decorrente do Projeto de Lei de autoria do vereador à época, Maurício Valadão Reimão de Melo, aprovado pelo plenário desta Casa de Leis, que “Institui, no âmbito do Município de Ubá, a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher”.

PRONUNCIAMENTOS
Ao falar sobre a importância da celebração do Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, destacou o papel da mulher na família e lembrou o falecimento de sua mãe, Elza Chartuni Teixeira de Siqueira, aos 91 anos, ocorrido no dia 23 de fevereiro: “Ela representava um pouco de cada mulher. Tinha uma vida de dedicação aos 10 filhos, era uma esposa carinhosa, foi companheira durante 70 anos do meu pai, uma avó deslumbrada com seus 20 netos e realizada com seus 10 bisnetos. Falar de jornada dupla é pouco, pois ela exercia todos estes papéis que mencionei acima. E, em nome dela, dedico a todas vocês o meu carinho. E destaco que as mulheres precisam ser reconhecidas pelo seu valor no dia-a-dia, não em uma data apenas. Parabéns a todas vocês”.

A presidente da Câmara, vereadora Rosângela Alfenas, em seu discurso de encerramento, lembrou que a data é um motivo para chamar a atenção da sociedade brasileira para a importância da mulher: “Uma das formas é reverenciar, publicamente, algumas das mulheres da nossa comunidade que servem de exemplo às outras: onze mulheres que se destacam nos mais diversos segmentos, e que não se deixam intimidar pelos obstáculos que a sociedade lhes impôs. Vocês fazem a diferença, como mãe, como líder, como trabalhadora, como mulher. E merecem destaque, o reconhecimento e o aplauso do Poder Legislativo Ubaense”.