Você está aqui: Página Inicial / N / Comissão de Proteção Animal da CMU promove curso de anestesia inalatória em animais

Comissão de Proteção Animal da CMU promove curso de anestesia inalatória em animais

Cerca de 50 pessoas, entre médicos-veterinários, auxiliares e estudantes de Medicina Veterinária participaram nos dias 29 e 30 de setembro, no plenário do Legislativo Ubaense, do curso gratuito de anestesia inalatória em animais, a cargo de Paulo Gabriel Gonzalez, especialista em Anestesiologia e Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Instituto de Medicina Animal (IMAN) de Campinas/SP.

O curso foi promovido pela Comissão de Proteção Animal da Câmara Municipal de Ubá (CMU). A parte teórica foi ministrada no plenário da CMU, no dia 29. E a parte prática foi realizada no dia 30, na unidade do Castramóvel, que está instalado, nestes dias, no bairro Mangueira Rural.

Os participantes foram divididos em grupos de médicos-veterinários e auxiliares e estudantes de Veterinária e as atividades distribuídas de acordo com cada categoria.  Foram repassados os conteúdos de: preparo do paciente (incluindo preenchimento de fichas, conteção, tricotomia e identificação); farmacologia das medicações pré e pós anestésicas; anestesia geral inalatória; ventilação mecânica; anestesia regional aplicada em cesarianas; anestesia parcial intravenosa (Piva); anestesia total intravenosa; retorno e controle da dor; anestesia do paciente crítico e manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP); e aula prática de ovariosalpingohisterectomia (castração) em cadelas e gatas.

Conforme a médica-veterinária da cidade de Leopoldina Aline Pandeló Gomes, o curso foi muito proveitoso e muito válido. “Foi muito gratificante participar deste curso. O professor foi muito sucinto e esclarecedor e conseguiu nos atualizar sobre a medicação e anestesia. O fato deste curso ser gratuito é que nos impressionou, pois, sabemos que é muito caro um curso particular deste gabarito. Agradeço a vereadora Jane Lacerda e a Comissão de Proteção Animal pela oportunidade”, ressaltou Aline.

A auxiliar de Veterinária Julmara Cristina Médice Americano agradeceu a oportunidade de aprendizado e destacou que a parte teórica foi extremamente didática e atual. “Aprendi muita coisa e consegui entender um pouco mais sobre os procedimentos da anestesia inalatória, que não está na minha função, por não ter ainda o curso de Medicina Veterinária, mas, no futuro sei que vou utilizar, pois, pretendo obter esta formação superior”, concluiu Julmara.

O palestrante

Paulo Gabriel Gonzalez é especializado em anestesiologia e clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Possui mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas na Unicamp e docência e coordenação de cursos no Instituto de Medicina Animal, em Campinas.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



PlanoDiretor2.png

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.