Você está aqui: Página Inicial / N / Escola do Legislativo da ALMG promove capacitação para o Parlamento Jovem 2019

Escola do Legislativo da ALMG promove capacitação para o Parlamento Jovem 2019

O objetivo deste encontro é apresentar a parceria entre os Legislativos estadual e municipal, além das características do projeto, sua dinâmica de organização e sua matriz metodológica. O tema do projeto em 2019 é Discriminação Étnico-Racial.

O diretor da Escola do Legislativo e vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, Edeir Pacheco da Costa, o vereador Gilson Fazolla Filgueiras, o assessor da Escola do Legislativo, Luiz Alberto Vargas, e a assessora de Comunicação, Danúbia Mota, participaram, nesta terça-feira (30), do curso de formação introdutória ao Parlamento Jovem Minas de 2019. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas, no auditório da ELE, em Belo Horizonte.

Constou na programação os seguintes temas:
"Cidadania, educação, Legislativo/PJ em Rede; etapas do PJ Minas; matriz metodológica para formação dos estudantes; as parcerias no PJ: responsabilidade e abrangência; PJ Minas/ comunicação e mídias sociais e os desafios e as perspectivas do projeto.

A atividade foi ministrada por coordenadores da iniciativa, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e por profissional da PUC Minas.

Segundo a Escola do Legislativo, com trinta e cinco Câmaras ingressantes no PJ, somadas as 81 que participaram do programa este ano, a expectativa é de que 116 municípios se envolvam na edição de 2019, novo recorde em participação do PJ Minas.

O Parlamento Jovem Minas, que completa 15 anos em 2018, é um programa de formação política voltado para estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. O objetivo é proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Após esta 1° etapa preparatória, os demais passos envolvem a participação em cursos específicos: "Preparatório do PJ Minas 2019" - atividade online na plataforma de ensino a distância da Escola do Legislativo/ALMG, no período de 1º a 22/11 e "Formação de Coordenadores Municipais PJ Minas 2019", na Escola do Legislativo/ALMG, em sua respectiva turma, no período de 3 a 7/12/18.