Sala de inclusão digital da CMU recebe o nome de Wanda Smatavicius da Silva

A Câmara Municipal de Ubá realizou, na tarde de quinta-feira (16), uma cerimônia para o descerramento da placa que nomeia oficialmente o espaço onde são ministrados os cursos de inclusão digital. O local recebeu o nome de “Sala de Inclusão Digital Missionária Wanda Smatavicius da Silva”, devido às relevantes contribuições sociais promovidas pela homenageada ao município. Dezenas de convidados entre autoridades, servidores, familiares e amigos da família da homenageada prestigiaram o evento.

Representando a Câmara estiveram presentes os vereadores: Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente), Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente), Jane Cristina Lacerda Pinto e Darci Pires da Silva (secretário), que é viúvo da homenageada. Além deles, se fizeram presentes o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho acompanhado do vice-prefeito, Vinícius Samôr de Lacerda. Também participaram da cerimônia, Rafael Faêda de Freitas, autor do requerimento nº 234/16, e Samuel Gazolla Lima, ambos vereadores à época. A proposição foi aprovada por unanimidade na Câmara em dezembro do ano passado, cinco meses após o falecimento da missionária.

Para o descerramento da placa foram convidados os filhos Vanessa e Vanderci Smatavicius da Silva, além de Darci Pires da Silva, viúvo da homenageada. Vanderci agradeceu em nome de seus familiares a homenagem à sua mãe. “Estamos muito felizes e agradecidos com esta homenagem e parabenizo a Câmara pelos projetos que realiza em benefício da população, como é o caso deste projeto de inclusão digital”, destacou.

A presidente da CMU, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, destacou o trabalho realizado pela missionária: “É uma grande alegria pra mim poder vivenciar este momento. Tive a honra de conhecer a Irmã Wanda e o seu trabalho em prol das pessoas mais necessitadas, dos excluídos em geral. Tinha grande admiração por ela. De agora em diante, o nome dela estará eternizado aqui na Câmara Municipal”, disse.

A HOMENAGEADA
Irmã Wanda, como era conhecida, atuava na igreja Quarta Assembleia de Deus e dedicou grande parte de sua vida à assistência social e ações inclusivas junto aos fiéis, coordenando uma equipe que fazia levantamentos das demandas das famílias mais necessitadas, para as quais buscavam doações. Tinha grande preocupação com aqueles que vivem nas ruas da cidade. Preparou muitos “sopões” que ajudaram a saciar a fome de inúmeras pessoas. Destinava atenção também especial aos pacientes que realizavam tratamento contra o câncer em Muriaé e moravam na zona rural, recebendo-os em sua residência e disponibilizando banho e comida.