Você está aqui: Página Inicial / N / Ubá tem agora onze vereadores mirins

Ubá tem agora onze vereadores mirins

Projeto inovador da CMU é lançado em cerimônia que reúne autoridades e comunidade escolar

Projeto inovador da CMU é lançado em cerimônia que reúne autoridades e comunidade escolar

Cerca de setenta pessoas, entre estudantes, professores das escolas da rede estadual de Ubá e autoridades do município, participaram da cerimônia de posse do Projeto Câmara Mirim. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU), na tarde desta quarta-feira (6). Onze estudantes foram empossados como vereadores mirins.

O legislativo ubaense foi representado pelo presidente da Câmara Municipal de Ubá, Samuel Gazolla Lima, pelos vereadores Rafael Faêda de Freitas (vice-presidente), Rosângela Maria Alfenas de Andrade (secretária), Vinícius Samôr de Lacerda (diretor da Escola do Legislativo), pastor Darci Pires, Carlos da Silva Rufato e José Alves.

Na solenidade, os vereadores da CMU entregaram os diplomas aos vereadores mirins conferidos pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá.

Por ser o estudante mais velho, John Ronys, da Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho, assumiu interinamente a presidência da Câmara Mirim, conforme o Regimento Interno da CMU e proferiu o juramento repetido por todos.

Segundo o presidente da CMU, Samuel Gazolla de Lima, desde o ano passado os vereadores estão trabalhando numa proposta de se ter uma Câmara mais inclusiva, mais participativa e mais aberta à população. “Fizemos esta parceria importante com as escolas do município, por meio da Superintendência Regional de Ensino e eu tenho a certeza de que no momento em que conseguirmos fomentar junto às escolas e aos estudantes a participação na política, podemos, sim, por meio do debate e das discussões contribuir para a construção de uma cidade melhor para se viver”, destacou Samuel.

Já, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Vinícius Samôr de Lacerda, destacou a importância e a responsabilidade de os vereadores mirins representarem as suas respectivas escolas e resgatar, de forma coletiva, os sonhos e as esperanças da comunidade. “Vocês terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Ubá e mais do que isso, recebem hoje a missão coletiva para pensarem em políticas públicas, em ações e projetos voltados para um contexto fundamental que é o do meio ambiente”, concluiu Vinícius.

A estudante eleita presidente da Câmara Mirim, Phaula Ferreira Navarro da Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro, agradeceu aos colegas da escola que a escolheram por meio de votação. “Agradeço o apoio da minha família e da minha escola e digo que eu vou fazer o melhor para a nossa cidade e para a minha escola”, enfatizou Phaula.

O projeto
Coordenado pela Escola do Legislativo da CMU o projeto Câmara Mirim tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o contexto social em que vive, contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos, sociais e econômicos da sociedade brasileira. O projeto foi criado por meio do requerimento n° 258/2015 e aprovado por unanimidade em plenário.

As propostas, sugestões e estudos discutidos e apresentados pelos vereadores mirins, serão encaminhados pelo Legislativo e aos setores competentes, divulgados e transformados em políticas públicas para todos.

Serão realizadas discussões e reflexões sobre os problemas que mais atingem a população. Os estudantes serão estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade. E ao longo do ano, discutirão vários assuntos relacionados à cidade com ênfase ao Meio Ambiente.

Vereadores mirins

Allan Severiano dos Santos (E.E. Cesário Alvim); Emiliane Aparecida Pinto Gonçalves e Letícia Cristina Lima de Assis (E.E. Eunice Weaver); Ismael Almeida Andrade de Melo (CESEC Professor José de Castro); John Ronys (E.E. Deputado Carlos Peixoto Filho); Laura de Oliveira Coimbra e Maria Eduarda Gravina (E.E. Coronel Camilo Soares); Luana da Silva Ambrósio (E.E. Barão do Rio Branco); Marco Antônio Soares Pacheco (E.E. Coronel João Ferreira de Andrade); Mariana Silva Braga (E.E. José Januário Carneiro); e Phaula Ferreira Navarro (E.E Professor Lívio de Castro Carneiro).

Vereadores mirins suplentes

O projeto possui também vereadores mirins suplentes, são os seguintes: Isabela Claudino (Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro); Leonardo Emídio Pires Antonucci (Escola Estadual Camilo Soares); Letícia Cristina Lima de Assis (Escola Estadual Eunice Weaver); Marcela de Assis Magalhães (Escola Estadual Cesário Alvim); Nayara Garcia dos Santos Romanholi (Escola Estadual Coronel João Ferreira de Andrade); e Vitória Bento da Silva (Escola Estadual José Januário Carneiro).

Mesa Diretora

Eleita por aclamação, a mesa diretora ficou assim constituída: Phaula Ferreira Navarro (presidente da Câmara Mirim); Mariana Silva Braga (1ª vice-presidente); Laura de Oliveira Coimbra (2ª vice-presidente); Maria Eduarda Gravina (1ª secretária) e Marco Antônio Soares Pacheco (2º secretário).

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ
CADA VEZ MAIS PARTICIPATIVA, INTERATIVA E CIDADÃ!

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



LDO CAMARA BOTAO.jpg

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.