Vinte e quatro pessoas receberam o Diploma de Líder Comunitário em Sessão Solene na CMU

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC) realizou, na noite de quinta-feira (6), no plenário do Legislativo, a solenidade de entrega do “Diploma de Líder Comunitário” a vinte e quatro homens e mulheres que se destacam em suas respectivas comunidades. Os homenageados são indicados pelos presidentes das associações de bairros e pelos próprios moradores.

Mais de 200 convidados prestigiaram o evento que foi presidido pela presidente da CMU, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade. Também estiveram presentes à sessão os vereadores Jorge Custódio Gervásio, Alexandre de Barros Mendes, José Roberto Reis Filgueiras e Luís Carlos Teixeira Ribeiro.

A solenidade contou ainda com a participação de diversas autoridades entre as quais o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, o presidente da Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC), Mário Angelo Noé, o vice-presidente da Femac, André Luiz Leite, a tenente PM, Ariane Aparecida Chagas Ramos, representando o 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, o sargento Segrégio, representando a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a advogada Dayana Luz, representando a 30ª Sub-Seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, e o  secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Montezze.

Integrantes da banda 22 de Maio apresentaram o Hino Nacional Brasileiro e a Aquarela do Brasil, de autoria do compositor ubaense Ary Barroso, regidos pelo maestro Murilo Vieira Borges Filho.

A sessão solene de entrega do diploma aos Líderes Comunitários foi instituída pela Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e normatizada pela Resolução 01/99, de autoria dos vereadores Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos.

De acordo com a resolução, é considerado Líder Comunitário todo cidadão ou cidadã que, integrando a diretoria da Associação de Moradores do seu respectivo bairro, “tenha prestado inestimáveis serviços em prol da sua coletividade, destacando-se pelo seu dinamismo, integridade moral e notória ascendência sobre os demais”. Compete à Câmara Municipal de Ubá homologar a escolha dos Líderes Comunitários.

A presidente da CMU, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, destacou a importância da homenagem: “A entrega do diploma de líder comunitário é uma das solenidades mais democráticas e simpáticas prestadas pelo Poder Legislativo. Isto, porque aqui é a casa do povo e, nada mais oportuno que aqui se render homenagem e reconhecer o trabalho daqueles que se destacam em suas comunidades, que representam seus vizinhos no anonimato do dia-a-dia e lutam pela causa do seu bairro, distrito, vila ou povoado. Sou filha de um líder comunitário nato, então imagino como é a vida de vocês: ajudam pelo prazer de ajudar, por valores morais ou cristãos que lhes instigam a repartir o pão, a estender a mão, a servir, a compartilhar e ajudar o outro a crescer”, ressaltou.

O presidente da Femac, Mário Angelo Noé, enfatizou que a sessão solene ocorreu próxima ao dia internacional do voluntariado (5 de dezembro), instituído pelas Nações Unidas. “Uma data muito significativa, em face do trabalho que as nossas lideranças desenvolvem em suas comunidades. Este dia foi criado para desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta. E são vocês, líderes comunitários a representação do voluntariado nesta cidade. Pessoas altruístas que se colocam a serviço dos outros e exercem esta liderança com solidariedade e por isto, merecem todo o nosso respeito”, disse.

 E o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, também comentou sobre o trabalho do voluntariado. “Percebemos as dificuldades que cada comunidade enfrenta diariamente, mas com a união, boa-vontade, disposição em participar com o voluntariado, nós conseguimos muita coisa. Expresso a minha alegria em participar deste momento e falo aos homenageados da importância do recebimento deste mérito que hoje recebem, criando um pouco mais de responsabilidade em participar de cada comunidade”, concluiu.

Homenageados

Alexandre Pereira Lima - Líder Comunitário do Bairro Boa Vista;

Aline Aparecida Canedo - Líder Comunitária do Bairro São Mateus;

Carla Silveira Rufato Bressan - Líder Comunitária do Bairro Santa Bernadete;

Elaine Aparecida da Costa Batista -   Líder Comunitária do Bairro Antônio Maranhão – Cibraci;

Ervane José de Almeida - Líder Comunitário do Distrito de Ubari;

Francisco da Silva - Líder Comunitário do Bairro Vila Casal;

Jair de Oliveira Teixeira - Líder Comunitário do Povoado de Ubá Pequeno;

Janduir Martins -Líder Comunitária do Bairro Augusta Silva de Freitas;

Jean Carlo Santos Marques -    Líder Comunitário do Bairro Meu Sonho;

João Batista Gualberto - Líder Comunitário do Bairro Jardim Esperança;

José de Deus da Silva - Líder Comunitário do Distrito da Miragaia;

José Flávio Expedito - Líder Comunitário do Bairro Chiquito Gazolla;

José Lúcio Eulálio - Líder Comunitário do Bairro Xangri-Lá;

José Marques Neto - Líder Comunitário do Bairro Santa Edwiges;

José Osmar Rosa - Líder Comunitário do Bairro São Domingos;

José William da Silva - Líder Comunitário do Bairro Paulino Fernandes;

Marcos Aparecido de Almeida (Kito Marcos) - Líder Comunitário do Centro da cidade;

Maria do Carmo Nascimento Silva - Líder Comunitária do Bairro José Pires da Luz;

Nilcea Martins do Nascimento - Líder Comunitária do Bairro Cristo Redentor;

Paulo Moreira da Silva - Líder Comunitário do Povoado Boa Vista;

Rhouglas Rocha de Oliveira -  Líder Comunitário do Bairro Primavera, representado por Cleidimar Marcolino Campos;

Rosimar Honorato da Silva - Líder Comunitária do Bairro Nova Olinda;

Vandelice Amaro Nalon -  Líder Comunitária do Bairro Schiavon; e

Zélia Aparecida Pinto -   Líder Comunitária do Povoado Córrego Santo Anastácio.

 

 

registrado em: