Perguntas Frequentes

1. A Câmara Municipal tem disponibilizado informações à comunidade?
R: A Câmara Municipal de Ubá disponibiliza suas informações, de maneira eletrônica, aos cidadãos, como confecção de atas, arquivamento de leis, projetos de lei e outros. O serviço informatizado de arquivamento, consulta e disponibilização da maioria das matérias legislativa hoje é feito pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

2. Como posso obter informações sobre a parte orçamentária, financeira, contábil, pessoal, contratos, licitações, entre outras?
R: Estas e outras informações estão disponíveis no portal de transparência, bastando acessar, na internet, www.uba.mg.leg.br

3. Como posso ter acesso às leis, projetos e outras matérias relativas ao processo legislativo?
R: A Câmara disponibiliza, em seu sítio e no SAPL, na internet, acima citado, diversos documentos: leis, projetos de lei, emendas, atas, proposições, entre outros.

4. Quais os canais de comunicação da Câmara Municipal com o cidadão?
R: A Câmara tem vários canais que viabilizam comunicação e interação com os cidadãos, entidades, entes públicos e empresas, destacando-se os seguintes: telefone; fax; e-mail; página na internet; rede social facebook; e reuniões ao vivo e reproduzidas na página da Câmara na internet.

5. Como posso assistir às reuniões da Câmara Municipal?
R: As reuniões da Câmara são realizadas nas segundas-feiras, com início às 19h e podem ser assistidas, ao vivo: na internet, acessando www.uba.mg.leg.br. Ainda, as reuniões da Câmara são reproduzidas, na íntegra, no sítio da Câmara na internet, bastando acessar www.uba.mg.leg.br - TV Legislativa.

6. Qual o horário de funcionamento da Câmara Municipal?
R: A Câmara realiza seus trabalhos e presta atendimento interno e externo de segunda a sexta-feira, da 7h às 18h.

7. Os trabalhos da Câmara Municipal se resumem à realização de reuniões?
R: A Câmara, como representante dos cidadãos, analisa e discute assuntos, matérias de interesse coletivo, em suas reuniões, procedendo, posteriormente, a votação de projetos de lei e de outras matérias legislativas. Além disso, os vereadores tem grande demanda diária de solicitações feitas pelos cidadãos. Mas as atividades da Câmara não se resumem a isso. Há vários trabalhos feitos para preparar as reuniões (projetos, pautas, pareceres de Comissões, entre outras matérias) e há trabalhos pós-reunião (ata, encaminhamentos, arquivamentos, entre outras ações). Há constante atualização de dados e informações no sítio da Câmara, na internet. A Câmara é um ente estruturado: tem Mesa Diretora, vereadores, direção, comissões, servidores, setor jurídico, contábil, financeiro, humano, legislativo, de imprensa, entre outros.

Voltar