Você está aqui: Página Inicial / N / Dia Municipal da Consciência Racial será celebrado na sexta-feira

Dia Municipal da Consciência Racial será celebrado na sexta-feira

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Em Ubá a data é celebrada com uma solenidade que é regida pela Lei Municipal n° 2.736, de 1997, que institui o dia 20 de novembro como o “Dia Municipal da Consciência Racial”. O evento marca um importante momento de reflexão e difusão dos movimentos sociais e culturais populares, principalmente os vinculados aos trabalhos da conscientização racial, bem como simboliza a luta dos movimentos negros na busca pelo direito à cidadania plena.

O Legislativo Ubaense e a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST) realizam, em 23 de novembro, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Ubá, uma sessão solene cultural para celebrar a data.

Constam na programação a apresentação da Bateria das Escolas de Samba São Domingos, Vila Casal e Unidos da Praça Ceus. Seguida de palestra sobre o tema: “Combate ao racismo para a construção da igualdade racial”, a cargo da palestrante, Denise Antônia de Paulo, militante do Movimento Negro, do Movimento de Mulheres Negras e da Coordenação Nacional das Entidades Negras/CONEN.  Denise é especialista em Administração Pública; Gestão Hospitalar; Políticas para Juventude; foi gerente de Projetos de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República/SEPPIR.

Após a palestra serão realizadas as homenagens da noite. Os agraciados são:

Aureliano Rocha Manoel (Mestre Nanim) – Mestre de Academia de Capoeira Garra Mineira; Coordenador do Projeto Viva Mais de educação, cultura e esporte junto a crianças, jovens e adultos dos bairros diversos ubaense.

Francisco da Silva (Mestre Chiquinho) – Mestre de Capoeira, Introdutor da Abadá Capoeira em Ubá e Região; Coordenador do Projeto Ginga na Comunidade, junto crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social;

Maria Luiza Marcelino – Presidente da Associação Quilombola Namastê;

Padre Sebastião Jorge Corrêa - Ex-pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo – Apoiador do Movimento Negro e demais movimentos sociais e sindicais de Ubá; e

Tarcísio Ribeiro (Mestre Tarcísio) - Mestre do Grupo de Capoeira Senzala de Ubá; Mentor e coordenador do Projeto Crescer do SD (São Domingos).

Haverá também entrega das medalhas e certificados aos vencedores do 4º concurso de redação promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Ubá com o tema: “Os desafios da juventude negra nos dias atuais”. O concurso foi promovido de 01/10 a 01/11 de 2018 com alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio Regular de Ubá.

Durante o evento os convidados poderão apreciar a mostra de arte dos alunos da oficina de pintura da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST). E no encerramento, haverá apresentação do Núcleo Afro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – campus Ubá.

Sobre a Lei Municipal

A Lei Municipal que instituiu o Dia Municipal da Consciência Racial originou-se do Projeto de Lei nº 37, de 1997, de autoria do vereador à época Fernando Antônio Fagundes Reis, juntamente com o vereador Paulo César Raymundo, sancionado pelo então Prefeito Narciso Paulo Michelli.

 Atenção! O evento será transmitido ao vivo pela internet na página da Câmara Municipal de Ubá no Facebook. Basta acessar: facebook.com/CamaraMunicipalDeUba.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



PlanoDiretor2.png

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.