Você está aqui: Página Inicial / N / Legislativo Ubaense adere ao programa Interlegis do Senado de apoio às Câmaras

Legislativo Ubaense adere ao programa Interlegis do Senado de apoio às Câmaras

Cumprindo a Lei de Acesso à Informação do Governo Federal a Câmara Municipal de Ubá

Maior integração e agilidade no acesso às informações

Cumprindo a Lei de Acesso à Informação do Governo Federal a Câmara Municipal de Ubá, por meio de seu setor de Informática, está em processo de implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza todo o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. O SAPL está inserido no Programa Interlegis do Instituto Legislativo Brasileiro, órgão que integra o Senado.

De acordo com Bruno Reis Pinto, assistente de informática, o sistema é acessível por meio de qualquer navegador da internet e encontra-se totalmente aberto a consultas a todos os interessados e disponível 24 horas por dia na rede web. “O sistema agrega todas as etapas do funcionamento do processo legislativo. Tudo o que a pessoa precisa saber sobre as sessões plenárias, projetos de lei, proposições e etc estão disponíveis no site da Câmara. Além disso, trazem informações sobre os vereadores, mesa diretora, comissões e ainda oferece a possibilidade de gerar relatórios com as proposições de cada vereador”, explica Bruno.

Como acessar o SAPL

O SAPL já pode ser acessado pelo site da Câmara Municipal no endereço: http://sapl.uba.mg.leg.brou clicando  na figura que aparece no site da CMU (no canto direito da tela, abaixo das notícias de destaque/mais recentes.

Pesquisas

O setor de Informática da CMU destaca que para buscar leis, decretos, leis complementares, resoluções, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno, os usuários devem acessar ‘Normas Jurídicas’.  E para pesquisar sobre os projetos e proposições, o acesso será pelo link ‘Matérias Legislativas’. Além disso, o campo “Sessão Plenária” disponibilizará, antes da reunião ordinária, a pauta com a ordem do dia e, posteriormente, as Atas das reuniões. 

LexML

O SAPL permite, ainda, pesquisa por palavras no maior banco de dados de Leis do Brasil, o LexML, mantido pelo Senado Federal. São Leis da União, dos Estados e de centenas de Municípios que já estão integrados à rede. As Leis de Ubá também estão sendo incluídas LexML e as informações nele disponibilizadas poderão ser acessadas por link no site da Câmara, ou pelo campo de busca no SAPL da CMU ou pelo endereço: www.lexml.gov.br.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



PlanoDiretor2.png

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.