Você está aqui: Página Inicial / N / Poderes Legislativo e Executivo homenageiam pessoas de destaque em Ubá

Poderes Legislativo e Executivo homenageiam pessoas de destaque em Ubá

“Cada qual tem a sua capacidade e o seu talento individual, dignos de aplausos, mas é no conjunto desses talentos e na unidade de propósitos, que nos identificamos com a comunidade” -- vereadora Rosângela Alfenas, presidente da CMU

Na noite do último sábado, 25 de novembro, os Poderes Executivo e Legislativo Municipal homenagearam sete personalidades que se destacaram na cultura, na economia, nas artes, nas causas sociais, bem como nas áreas profissionais e administrativas em Ubá. Seis delas receberam a honraria “Comenda Ary Barroso” e, uma, o título de “Personalidade Ubaense do Ano de 2017”, conforme previsto nas Leis Municipais 2.422/1993 e 3.099/2001, respectivamente. 

A solenidade de entrega das homenagens foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ubá e reuniu diversas autoridades civis e militares, vereadores, ex-vereadores, prefeitos de cidades vizinhas, amigos e familiares dos homenageados.

Comenda Ary Barroso e Personalidade do Ano

Fizeram parte da mesa diretora da sessão solene: a presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Alfenas; o vice-presidente da Casa, vereador Edeir Pacheco da Costa; o primeiro secretário da CMU, vereador Darci Pires da Silva; o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, acompanhado pela primeira-dama, Isolina Améla Ribeiro Teixeira; o vice-prefeito de Ubá, Vinícius Samor de Lacerda; a Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Ubá e diretora do Fórum, doutora Joyce Souza de Paula; o sub-comandante do 21° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Major PM Cleyton Pereira Sá; o 1° Tenente BM Carlos Eduardo Guillarduci Fonseca; representando a 30ª Sub-seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, doutora Vera Lúcia Magaton Barletta; o presidente do Intersind, Áureo Calçado Barbosa; o diretor da FHEMIG, Claudinei Emídio Campos e o ex-presidente da Câmara Municipal de Ubá, Oswaldo Peixoto Guimarães Salgado.

O evento contou, ainda, com a participação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela execução dos hinos Nacional e de Ubá e, também, da Aquarela do Brasil, de autoria Ary Barroso. 

Comenda Ary Barroso

A Comenda, criada pela Lei Municipal n° 2.422, de 28 de maio de 1993, tem a finalidade de homenagear pessoas que se destacaram em diversos setores da sociedade ubaense, bem como de incitar na memória da comunidade a importância de Ary Barroso, um dos filhos mais ilustres da cidade e que, por meio de suas obras, levou o nome de Ubá aos quatro cantos do mundo.

Neste ano, foram agraciados com o título da Comenda Ary Barroso: a professora Anamares Teixeira Soares; Marcos Roberto (Sabbath); a professora Maria Letícia Mendonça Maciel; o doutor Ricardo Caruso Filho; a professora Vera Nilce de Aguiar Costa; e a professora Zuleica Evangelista de Andrade.

Por todo trabalho e devoção à cidade, os nomes dos agora comendadores, foram indicados pelos vereadores da Câmara Municipal de Ubá e aprovados por unanimidade, tendo sido referendados pelo prefeito de Ubá que sancionou as Leis outorgando os títulos: “Dentre milhares de cidadãos, os nomes dos homenageados foram carinhosamente selecionados para ilustrar e compor a galeria de Comendadores dessa insígnia”, declarou a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas. “Quero em meu nome e de meus companheiros vereadores, agradecer a cada um dos nossos homenageados pelo que fizeram e fazem por nossa comunidade”, acrescentou.

Reforçando a importância do nome de Ary Barroso para a cidade, o prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho destacou também a relevância das atividades dos homenageados em favor do desenvolvimento da comunidade: “Nestes tempos tão conturbados da vida econômica, social e política de nosso país, nossos homenageados se destacam ainda mais pelo exemplo de trabalho, seriedade, comprometimento com as causas que defendem e com toda certeza servem de espelho à nossa geração e às gerações futuras da cidade e região”.

Comenda Ary Barroso e Personalidade do Ano

Personalidade Ubaense do Ano

Instituído no ano de 2001, pela Lei Municipal nº 3.099, o título de “Personalidade Ubaense é conferido a personalidades que prestam relevantes serviços à comunidade e se devotam às causas civis e sociais de Ubá.
Neste ano, o título foi concedido a Dirceu dos Santos Ribeiro, que por duas vezes foi prefeito de Ubá e hoje representa a cidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como deputado estadual.  “A homenagem ao deputado Dirceu dos Santos Ribeiro se justifica pelo trabalho realizado por ele e pelo muito que ainda haverá de fazer em prol de seus conterrâneos”, ressaltou a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas.

Comenda Ary Barroso e Personalidade do Ano

Honrado com a homenagem, o deputado estadual fez questão de agradecer a todos e ressaltar a importância deste reconhecimento em sua vida: “A presença de todos os que prestigiaram esse momento é algo muito significativo para mim, pois receber essa honraria demonstra o quanto é importante fazer um bom trabalho para a nossa sociedade, sempre amparado na dedicação e no compromisso com os nossos ideais e com aqueles que necessitam”, enfatizou.

A presidente encerrou a solenidade agradecendo a todos pela presença e ressaltando o nome de todos os homenageados da noite. De acordo com a presidente da Casa, todos os homenageados, com suas peculiaridades, talento e compromisso, fazem a diferença no segmento em que atuam, ajudando a valorizar ainda mais a cidade: “Cada qual tem a sua capacidade e o seu talento individual, dignos de aplausos, mas é no conjunto desses talentos e na unidade de propósitos, que nos identificamos com a comunidade”, finalizou.

Confira a cobertura fotográfica do evento em nossa Galeria. Clique Aqui!

 

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.