Câmara Mirim realiza trabalho de conscientização sobre álcool e direção

Que dirigir sob efeito do álcool é um risco para a vida, todo mundo sabe! Mas, uma pesquisa feita pelos integrantes do Câmara Mirim, mostrou que 30% dos ubaenses já dirigiram depois de consumir bebida alcoólica.

O tema da Câmara Mirim desse ano são as drogas lícitas e ilícitas. E, para discutir sobre o assunto, os integrantes do projeto vêm realizando diversas atividades que possam contribuir para a informação e conscientização a respeito dos perigos e males causados por essas substâncias.

E foi nesse sentido que, na última quarta-feira (02/08), os vereadores mirins desenvolveram um importante trabalho que teve como pauta a combinação de álcool e volante. Após fazerem um levantamento de dados sobre o assunto, na sala de Inclusão Digital da Câmara Municipal de Ubá, eles foram para o centro da cidade levando um material educativo, produzido por eles, mostrando os riscos de dirigir alcoolizado. Além disso, realizaram uma pesquisa em que perguntaram às pessoas se ela já haviam dirigido sob efeito do álcool.

Intervenção Câmara Mirim

Nessa pesquisa, cerca de 30% dos entrevistados admitiram ter feito uso de bebida alcoólica antes de dirigir e, 100% afirmaram conhecer os riscos dessa atitude. Para os vereadores mirins, o número de pessoas que confirmaram ter dirigido depois de beber poderia ser bem maior do que o apontado na pesquisa, uma vez que muitas pessoas têm receio em responder a essa questão.

Você conhece o projeto Câmara Mirim?

O projeto Câmara Mirim tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal de Ubá, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o contexto social em que vive e contribuir para a formação da cidadania favorecendo o entendimento de alunos das escolas do ensino fundamental, enquanto vereadores mirins, sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público.

As reuniões são realizadas quinzenalmente e a próxima está agendada para o dia 15 de agosto.

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação da CMU

Acompanhe as notícias da CMU também pela nossa página no Facebook. Curta e fique por dentro de tudo o que acontece.