Você está aqui: Página Inicial / N / Câmara de Ubá adere ao "Abril Azul"

Câmara de Ubá adere ao "Abril Azul"

Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos

Neste mês de abril a fachada do prédio da Câmara Municipal de Ubá está iluminada na cor azul, numa ação cidadã e inclusiva pelos Autistas e suas famílias, em parceria com o TEAmo (Grupo de Famílias de Autistas de Ubá e Região). Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Nesta data, vários pontos turísticos (como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou a Ponte Estaiada, em São Paulo) e prédios públicos (como o Senado Federal) são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo (pela maior incidência sobre o sexo masculino). Ações semelhantes são realizadas em todo o mundo, acompanhadas de passeatas, palestras e outros eventos públicos.

O autismo é um complexo transtorno que afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Ainda não se tem certeza das causas, nem das possibilidades de cura. O único consenso mundial são os tratamentos que, o quanto antes forem iniciados, aumentam as chances de uma maior qualidade de vida.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do grupo dos Transtornos Globais de Desenvolvimento e afeta 1 a cada 68 pessoas, conforme última pesquisa oficial divulgada em 2014, nos Estados Unidos, baseada em dados de até 2010. No Brasil, atinge cerca de 2 milhões de pessoas e é importante salientar que há mais crianças com autismo hoje em nosso país do que com Câncer, AIDS e Diabetes juntos. No ano passado, uma lei federal foi aprovada equiparando em direitos os autistas aos demais deficientes, além de outros benefícios – Lei nº 12.764, também conhecida como “Lei Berenice Piana”.

O Legislativo Ubaense abraça esta causa para que haja mais informação, mais pesquisa, mais diagnóstico, mais tratamento, mais respeito e menos preconceito.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.