Câmara de Ubá adere ao "Abril Azul"

Neste mês de abril a fachada do prédio da Câmara Municipal de Ubá está iluminada na cor azul, numa ação cidadã e inclusiva pelos Autistas e suas famílias, em parceria com o TEAmo (Grupo de Famílias de Autistas de Ubá e Região). Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Nesta data, vários pontos turísticos (como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou a Ponte Estaiada, em São Paulo) e prédios públicos (como o Senado Federal) são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo (pela maior incidência sobre o sexo masculino). Ações semelhantes são realizadas em todo o mundo, acompanhadas de passeatas, palestras e outros eventos públicos.

O autismo é um complexo transtorno que afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Ainda não se tem certeza das causas, nem das possibilidades de cura. O único consenso mundial são os tratamentos que, o quanto antes forem iniciados, aumentam as chances de uma maior qualidade de vida.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do grupo dos Transtornos Globais de Desenvolvimento e afeta 1 a cada 68 pessoas, conforme última pesquisa oficial divulgada em 2014, nos Estados Unidos, baseada em dados de até 2010. No Brasil, atinge cerca de 2 milhões de pessoas e é importante salientar que há mais crianças com autismo hoje em nosso país do que com Câncer, AIDS e Diabetes juntos. No ano passado, uma lei federal foi aprovada equiparando em direitos os autistas aos demais deficientes, além de outros benefícios – Lei nº 12.764, também conhecida como “Lei Berenice Piana”.

O Legislativo Ubaense abraça esta causa para que haja mais informação, mais pesquisa, mais diagnóstico, mais tratamento, mais respeito e menos preconceito.