A Tribuna Livre no Legislativo Ubaense
Prevista no artigo 143 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá (Resolução nº 01/2022), a Tribuna Livre é um espaço concedido pelo Legislativo Ubaense para utilização pública e é realizada facultativamente, podendo qualquer cidadão requerer o seu uso, mediante a autorização prévia do Presidente da CMU. Para cada sessão ordinária a utilização da Tribuna Livre é limitada a duas pessoas, ficando reservado o tempo de dez minutos para cada, exceto para palestras e apresentações, casos em que o prazo será de até 20 minutos e poderá ser utilizada para este fim apenas uma vez ao mês.
A Tribuna Livre pode ser utilizada para:
I - exposição ou debate de matérias de interesse da comunidade;
II - reivindicação de solução a problemas enfrentados pela comunidade;
III – para falar sobre proposição legislativa;
IV – para prestar agradecimento;
V – palestras e apresentações.
A inscrição deve ser realizada em até quarenta e oito horas de antecedência para falar sobre assuntos gerais e até seis horas antes de iniciada a reunião, para falar de projeto de lei pautado. No requerimento deverá ser especificado o assunto a ser tratado e caberá ao Presidente deferi-lo e cassar a palavra de qualquer orador que extrapolar o tema para o qual se inscreveu.
Cada Vereador poderá solicitar a palavra por até dois minutos após o orador encerrar sua exposição na Tribuna Livre, caso queira esclarecer ou abordar o algum ponto do assunto exposto, vedada a réplica.
O orador que utilizar a Tribuna Livre somente poderá reutilizá-la 120 dias depois.
Confira quem utilizou a Tribuna Livre no último mês
07 de abril - Solicitante: Genito Pires do Amaral. Assunto: Apresentação da vida e obra do Maestro Marum Salum Alexander.
14 de abril - Solicitante: Vera Lúcia Miranda Martins Magaton. Assunto: Feiras artesanais e oficinas que são realizadas com materiais recicláveis da indústria moveleira.
22 de abril – Solicitantes: 1) Egídio Freitas Morais Júnior. Assunto: Destinação do valor da subvenção aprovada no ano de 2024 por esta Casa em prol do Clube Praça de Esportes, bem como esclarecer sobre as ações sociais desenvolvidas pela entidade supracitada em prol da população. 2) Juliana de Fátima Miranda. Assunto: Tecer agradecimentos ao apoio recebido pós saída da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelos servidores municipais da referida secretaria, assim como de alguns personagens locais, falar um pouco sobre o breve trabalho desenvolvido e seu legado junto ao município de Ubá.