Parlamento Jovem


O Parlamento Jovem de Minas é um programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG – e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, realizado em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de atividades de estudo, debates e deliberação que permitem ao jovem entender e exercer a cidadania.
A Câmara Municipal de Ubá, atualmente, pertence ao polo Zona da Mata Norte, com mais 6 cidades: Coimbra, Ervália, Muriaé, Paula Cândido, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Implantado em 2004, o PJ Minas é um programa de formação política destinado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer e ampliar o entendimento sobre a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O PJ Minas é um programa no qual as câmaras municipais se inscrevem voluntariamente e se qualificam como participantes após terem cumprido os requisitos de preparação da equipe de coordenação local e de entregar o Termo de Adesão assinado pelo presidente do legislativo municipal. Em seguida, de acordo com o cronograma geral acontecem as etapas Municipal; Regional e Estadual. Nessas etapas os estudantes são mobilizados, capacitados e orientados para discutir o tema que foi escolhido para a respectiva edição. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro. Todas essas etapas ficam registradas na página do PJ Minas no Portal da ALMG e também nas redes sociais do PJ Minas e dos municípios. O programa se amplia e aprimora a cada ano. Os jovens seguem cada vez mais preparados para exercerem sua cidadania. A Câmara Municipal de Ubá completou, em 2025, 10 anos de participação do Parlamento Jovem em 2025. Este ano debate: Juventude e Direitos Culturais.


