Cacima apresenta atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente no encerramento do evento ocorrido na Praça São Januário

A Comissão de Comissão de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ubá (Cacima), realizou no período de 4 a 9 de junho, a Semana do Meio Ambiente em Ubá. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O projeto de Lei nº 047 de 2017 que institui o abraço ambiental no calendário oficial do município é de autoria do vereador José Roberto Reis Filgueiras e foi aprovado por unaminidade à época.

No encerramento da semana do meio ambiente ocorrido no dia 9 de junho, na Praça São Januário, a Cacima apresentou aos estudantes, professores servidores públicos e visitantes em geral, em seu estande, um mural com informações e fotografias das atividades realizadas durante a semana do meio ambiente, e também os trabalhos que a Câmara Municipal de Ubá desenvolve, entre eles, o programa de Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O plano visa adequar a instituição para a implantação de medidas voltadas para a sustentabilidade e busca a promoção da conscientização de uma cultura antidesperdício e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos. A Câmara aderiu ao programa em 2015. O encerramento das atividades contou com a participação do presidente da Cacima, vereador José Roberto Reis Filgueiras, e representantes da Prefeitura de Ubá e UEMG, parceiros deste evento.

ATIVIDADES DA SEMANA

As atividades tiveram início em 04 de junho, no auditório do Fórum Cultural de Ubá, com uma mesa-redonda com o tema: A questão ambiental na cidade de Ubá. E no dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, ocorreu o Abraço Ambiental, na margem do ribeirão Ubá, nas proximidades da creche do bairro Meu Sonho, com participação das Secretarias Municipais do Ambiente, Obras e Educação; Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e UEMG. No fechamento das atividades do dia 5, no plenário da Câmara, foi realizada a palestra do engenheiro florestal, Joaquim Antônio dos Santos, sob o tema: Municipalização do Meio Ambiente, com a participação de alunos das Escolas Estaduais Padre Joãozinho.

No dia 6 de junho dezenas de estudantes da Escola Estadual Padre Joãozinho participaram, no plenário da CMU, da palestra a cargo do professor Samuel Gazolla Lima. Ele abordou o tema: “Terra, planeta vivo: uma pequena introdução à ciência do sistema terrestre”.

VISITAS TÉCNICAS

Alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio da Escola Estadual Levindo Coelho visitaram nos dias 7 e 8 de junho as áreas verdes em que a Prefeitura realizou ações de recuperação: com aceiros, cercamento, plantio de espécies nativas arbóreas do Bioma da Mata Atlântica, nos bairros Xangrilá e Altair Rocha. E na área rural conheceram o programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas à montante das captações de abastecimento público de água nos distritos de Ubari e Miragaia.