Câmara aprova projeto que institui Programa de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer

O Projeto de Lei nº 39/2021 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em 29 de abril e 03 de maio, criando o “Doe Esperança”, programa que tem como objetivos:

I - Sensibilizar as pessoas a doarem parte de suas madeixas para que, com este material, ONGs e demais entidades representativas possam produzir perucas que serão distribuídas gratuitamente para pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento de câncer.

II - Promover solidariedade para com o próximo.

III - Enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor desta doença.

IV - Recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento de câncer.

Conforme o PL, o programa poderá ser desenvolvido e difundido no Município pelas entidades representativas, ONGs e demais colaboradores por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização sobre a importância da doação de cabelos para confecção de perucas destinadas aos pacientes de câncer.

Ao justificar a proposta, os parlamentares autores citaram que existem pessoas interessadas em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não sabem como fazer isso. De outro lado, há diversas instituições que recebem mechas de cabelo de doadores para confecção de perucas, que serão emprestadas ou doadas a mulheres que lutam contra o câncer. O PL 39/2021 é de autoria da vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto, apoiada pelos vereadores José Carlos Reis Pereira, Célio Lopes dos Santos e José Damato Neto, e aguarda sanção do Poder Executivo.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU