Câmara aprova recurso de R$21 mil para complementar os serviços de reabilitação da rede municipal de saúde

Os vereadores da Câmara Municipal de Ubá aprovaram por unanimidade, em 13 de maio, em sessão extraordinária, o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$21 mil, referente à subvenção social destinada a Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), junto ao orçamento municipal de 2021, recursos oriundos do Ministério da Saúde/FNS (COVID), no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e dá outras providências. O projeto foi sancionado pelo prefeito municipal de Ubá em 14 de maio.

Segundo a Prefeitura de Ubá o recurso será utilizado para complementar os serviços de reabilitação da rede municipal de saúde, a pacientes acometidos por sequelas pela COVID-19, na área de fisioterapia e psicologia.

De acordo com diretor Pedagógico da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Fupac), Wagner Inácio Freitas Dias, diante da atual condição de propagação do vírus Sars-CoV-2 e tendo ciência que muitos serão os desafios oriundos do momento posterior a pandemia, a Fupac apresenta um projeto de parceria subvencional, que poderia, além do pioneirismo, apresentar um novo espaço de prestação de serviço a população ubaense, afetada pela Covid-19.

Wagner ressalta também na justificativa do projeto: “É de fundamental importância promover a reabilitação dos usuários/pacientes que, após a infecção pelo novo Coronavírus apresentam sequelas funcionais e necessitam da continuidade dos cuidados. Essas sequelas, que podem ou não ser permanentes, mas certamente podem ser atenuadas pela reabilitação, impactam negativamente na funcionalidade e na qualidade de vida desses pacientes que se recuperaram da COVID-19, gerando dificuldades nas atividades de vida diária instrumentais e básicas, criando maior dependência de ajuda de familiares. Com esta visão, e no intuito de contribuir, a Fupac por meio de sua Clínica Escola Dr. Cicero Brandão, busca essa parceria com o município, para receber os pacientes sequelados pela Covid-19, para reabilitação nas áreas da fisioterapia e psicologia, de forma individualizada e com supervisão profissionais capacitados.