Câmara autoriza participação do município em novo consórcio público

Na última segunda-feira, 13 de setembro, os vereadores ubaenses aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 113/21, autorizando que Ubá participe do Consórcio Público denominado Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba - ICISMEP. Trata-se de uma entidade que objetiva desenvolver ações e serviços que venham a contribuir com soluções diferenciadas na gestão do serviço público nos municípios, oferecendo condições para o seu fortalecimento.

De acordo com a mensagem do PL, “os municípios em geral têm dificuldade para conseguir centralizar as informações de demandas e atendê-las satisfatoriamente, em prol de suas populações. Nesse ambiente de crescente procura por serviços públicos especializados e com qualidade, foi criado, em 1996, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba - CISMEP, por 10 municípios que somaram esforços na busca de alternativas para os problemas comuns que, isoladamente, não conseguiriam resolver. Mais tarde, em 2014, a denominação contratual foi alterada, passando, então, de Consórcio para Instituição e com a nova marca: ICISMEP, isso sem alteração da sua função e razão de existir”.

Atualmente, participam da instituição mais de 50 municípios mineiros, agregando cada vez mais cidades interessadas, e a adesão de Ubá já foi aprovada em assembleia, segundo a Prefeitura. Ainda conforme o Poder Executivo, a contribuição mensal que caberá à nossa cidade, no contrato de rateio, está estimada em R$ 7 mil, sendo 50% desse valor retornável em serviços para o município contribuinte.

“Com a participação no ICISMEP, estaremos proporcionando à Ubá acesso a um leque de serviços e assistência capaz de trazer melhorias e benefícios à população local”, justificou o Prefeito.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU