Câmara celebra Semana da Consciência Racial

A Câmara Municipal de Ubá (CMU), em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST) realizaram, entre os dias 20 e 22 de novembro, a Semana da Consciência Racial. Este foi o primeiro ano, que a CMU ampliou os debates trazendo para esta Casa palestrantes que pudessem apresentar problemas enfrentados pela comunidade negra.

As comemorações cumprem o disposto na Lei Municipal nº 2.736, de 2 de julho de 1997, que institui o dia 20 de novembro como o “Dia Municipal da Consciência Racial”, de autoria do vereador à época Fernando Antônio Fagundes Reis, com o vereador Paulo César Raymundo, para deixar registrada, como data cívica em nosso Município, o dia dedicado ao herói Zumbi dos Palmares.

O presidente do Legislativo, vereador Jorge Custodio Gervasio, fez a abertura da Semana da Consciência Racial no dia 20, seguido pela apresentação da enfermeira Sandra Regina da Silva Kilesse, que ministrou a palestra: “Dados da saúde da População Negra de Ubá”. Em seguida, o tema “Política Nacional de Saúde da População Negra no Brasil” foi apresentado pelo cirurgião dentista, Ivan Charles Fonseca Chedli. Ainda no dia 20 de novembro, foi realizada a palestra: “A doença falciforme”, a cargo da Presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Juiz de Fora, Maria da Penha Silva.

No dia 21 de novembro, a doutora em Geografia, Júnia Marise Matos Souza, proferiu a palestra “Educação e práticas antirracistas na sociedade”.

Para o presidente da CMU, vereador Jorge, mais do que dar cumprimento à legislação municipal, o evento também simboliza a luta dos movimentos negros na busca pelo direito à cidadania plena.

Dezenas de estudantes da Unifagoc, dos cursos de Medicina e Pedagogia, além de outros convidados, acompanharam as celebrações, que culminaram na solenidade em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Racial, no dia 22 de novembro, com a palestra: “O Poder do Pertencimento do Negro na Sociedade”, a cargo da Mestre em Educação, Giane Elisa Sales de Almeida.