Câmara de Ubá realiza cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem de 2023

 

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou em 24 de março de 2023, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a cerimônia de lançamento da edição de 2023 do projeto Parlamento Jovem de Minas/Ubá.

Cerca de 50 estudantes do ensino médio vão participar do projeto neste ano. Os novos integrantes foram indicados pelas escolas da cidade que aderiram à iniciativa:  E.E São José, E.E Eunice Weaver, E.E Professor Livio de Castro Carneiro, E.E Deputado Carlos Peixoto Filho, E.E Dr Levindo Coelho, E.E Padre Joãozinho, E.E Gov. Valadares, E.E Senador Levindo Coelho, E.E Raul Soares, Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Colégio Losango, Colégio Sagrado Coração de Maria e Colégio Objetivo.

Compuseram a mesa as seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, os vereador José Carlos Reis Pereira e  José Maria Fernandes, o prefeito municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho; a diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, Luziete Natalina Ferreira; o secretário municipal de Educação, Professor Samuel Gazolla Lima; o presidente da 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Dr. Miguel Pogialli Gasparoni; o pró-Reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional do UNIFAGOC, Marcelo Daibert; o comandante do Colégio Militar Tiradentes, Capitão PM Ivan Arrighi de Oliveira; a  presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá,

Izabel Cristina Vieira Guimarães; a vereadora da Câmara Municipal de Viçosa, e coordenadora técnica da Escola do Legislativo de Viçosa, Marly Coelho Januário e a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa e coordenadora do Parlamento Jovem do nosso Polo Zona da Mata Norte, Patrícia  Machado Gomes.

Os estudantes Davi  Lengruber Aguiar do Colégio Tiradentes e Pietra Roque Vieira da Silva da E. E Governador Valadares, que participaram do Parlamento Jovem em 2022, para compartilharem um pouco sobre o projeto na prática e relatarem a importância da participação da juventude na política. 

 

CONCURSO DE REDAÇÃO

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá firmou  importante parceria para  o desenvolvimento do PJ para este ano.Paralelo as atividades com os jovens parlamentares, e em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino, a Escola de Inglês Done e a Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciuba), será realizado um concurso de redação, direcionado às escolas da rede pública de ensino da cidade, envolvendo estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos o (EJA).  O tema da redação será: Jovem e o mundo do trabalho. Este tema foi escolhido através da convergência do texto base do Parlamento Jovem a temática da BNCC que é a Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio e Juventudes.

Ainda na solenidade, o proprietário da Escola de inglês Done, Rafael  Geraldo Vieira, fez um breve relato da importância do inglês no mercado de trabalho e a metodologia usada pelo seu curso. E a presidente da Aciuba, Izabel Cristina Vieira Guimarães, falou sobre a parceria firmada  com a Escola do Legislativo para a premiação dos estudantes.

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Os estudantes da Escola Estadual Padre Joãozinho apresentaram um trabalho de Iniciação Científica na Educação Básica. O objetivo do trabalho foi mapear os maiores impactos e agravantes da pandemia na vida dos adolescentes e alunos da Escola Estadual Padre Joãozinho. Os resultados processados e identificados demonstraram questões relevantes acerca de saúde, bem-estar, educação, aprendizagem, trabalho e renda. Os Autores são: Isabela de Oliveira, Letícia Pereira da Motta Cunha, Paulo Sérgio Brunhara de Barros Filho, Nicole Fernandes Coutinho, Ranielly Badaró Bernardo. A orientadora do Projeto é Amanda Romero e o Tutor, Juarez Luiz Abrão.

Já, os estudantes da Escola Estadual São Luís de Brás Pires, apresentaram o projeto de pesquisa denominado: ‘Mercado de trabalho em cidades pequenas: o caso de Brás Pires – mg’. Orientandos da Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais: Cristina dos Santos Sales; Gabriel Vitor Leite; Manuele Guimarães Magalhães; Marina Vitor Leite; Martha Vitória Aparecida da Silva; Stefany Aparecida da Silva; Vitória Gabriela Silva Ferreira; Guilherme de Souza Vieira e Willian Madeira de Castro.

O prefeito de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho, em seu pronunciamento destacou a importância da parceria entre a Câmara e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a realização do projeto e destacou a participação dos jovens na política.

O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, abordou em seu discurso a importância do tema que será debatido pelos parlamentares jovens e os desafios do mercado de trabalho. “O tema deste ano, "Jovem e o Mercado de Trabalho", é de extrema relevância para a nossa sociedade, pois, a juventude representa o futuro e é fundamental que tenhamos um olhar atento para as suas perspectivas e desafios. O mercado de trabalho é um dos grandes desafios enfrentados pelos jovens atualmente, e é importante que possamos discutir sobre as possibilidades de inserção e qualificação profissional. Sabemos que muitos jovens encontram dificuldades para conseguir o primeiro emprego ou para se manter no mercado, e isso acaba gerando um cenário de exclusão social e econômica. O Parlamento Jovem 2023 vem para fomentar o debate sobre essas questões, e para que os jovens possam ter voz e participação ativa nas discussões que afetam diretamente as suas vidas. É uma oportunidade para que possam contribuir com ideias e propostas que possam ser transformadas em políticas públicas efetivas e que possam garantir um futuro mais justo e igualitário para todos. A Câmara Municipal de Ubá e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais acreditam no potencial dos jovens e na importância de suas vozes serem ouvidas. Por isso, convido a todos a participarem ativamente do Parlamento Jovem 2023, para que juntos possamos construir um futuro melhor e mais inclusivo para todos”, concluiu o presidente.

 

 PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo e da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas.

 A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. As câmaras municipais mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para a implementação do projeto.  Assim, é criada uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado.

Neste ano, estudantes do ensino médio de 147 cidades mineiras vão debater o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Os Subtemas para subsidiar os trabalhos do parlamento Jovem de Minas em 2023 são: “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”. Em 2023 a Câmara de Ubá completa 6 anos de participação no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

São três etapas: municipal, regional e estadual, nas quais os estudantes devem defender sugestões de projetos de lei. Este ano na programação da Escola do Legislativo constam: visitas guiadas com os parlamentares jovens  aos 3 Poderes de nossa cidade, aos laboratórios da Unifagoc, além de curso de oratória, palestras, oficinas e debates sobre o tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: