Câmara e Femac homenageiam líderes comunitários e mulheres cidadãs

A solenidade de entrega do diploma aos Líderes Comunitários foi instituída pela Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e normatizada pela Resolução 01/99, de autoria dos vereadores Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos.

Trinta e seis homens e mulheres foram homenageados pelo Poder Legislativo com o diploma de Líder Comunitário e Prêmio Mérito Mulher Cidadã 2016 Irmã Marisa Costa, na última sessão solene do ano da Câmara Municipal de Ubá (CMU), ocorrida na noite de 03 de dezembro de 2016, no plenário da Casa. O evento foi organizado em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC). Os homenageados, todos com grande envolvimento em suas comunidades, são indicados pelos presidentes das associações de bairros e pelos próprios moradores.

Cerca de 200 convidados prestigiaram a solenidade que foi presidida pelo vereador Samuel Gazolla Lima, presidente da CMU. Também estiveram presentes na sessão os vereadores Rafael Faêda de Freitas, vice-presidente da Câmara, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, primeira secretária, Carlos da Silva Rufato e Vinícius Samôr de Lacerda. A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Ubá, Edvaldo Baião Albino; o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, professor Edmar Pereira Lopes; o representante do Corpo de Bombeiros de Ubá, sargento Ivo Dia dos Reis; o prefeito eleito do município de Ubá (mandato 2017/2020), Edson Teixeira Filho e o delegado de Polícia Civil, Bruno Sales Matos.

Em seu discurso, o presidente da FEMAC, José Geraldo Faria, destacou a importância dos líderes para as comunidades: “São pessoas que realizam trabalhos muitas vezes ocultos, mas que transformam, de fato, a vida das comunidades. Um líder inspirador é capaz de incentivar seus companheiros a todo momento, sobretudo em ocasiões turbulentas, por meio de palavras e, principalmente, pelas atitudes. Eles servem de exemplo para os liderados. E é dessa forma que seus colaboradores passam a reproduzir tal comportamento. São pessoas preocupadas com o desenvolvimento de seus semelhantes e este reconhecimento, feito por seus pares, é fruto da importância que cada um adquiriu nas comunidades em que servem”, ressaltou.

Homenageados com o diploma de líder comunitário:

• Antônio Edio de Almeida (Bairros Luz e Agroceres;

• Antônio Roque de Oliveira (Bairro São Mateus);

• Elvira Barros Vieira (Bairro São João);

• Geraldo Arruda Costa (Bairros Santa Alice e Chiquito Gazola);

• Joaquim Augusto Alves (Bairros Ponte Preta, Olaria, Meu Sonho e Mangueira Rural);

• Jorge Augusto Filho (Distrito de Diamante);

• Joseli Anísio Pinto (Distrito de Ubari);

• José Luiz Gualberto Filho (Barrinha);

• José Messias Pereira da Silva (Bairro Ozéas Maranhão);

• Leandro Rogério Cazita (Bairro Paulino Fernandes);

• Luiz Carlos Modesto Soares (Distrito de Miragaia);

• Luiz Claudio Peron (Comunidade de Ubá Pequeno);

• Marcos Teixeira Filho (Bairro Santa Edwiges);

• Neuze Maria Soares (Bairro Schiavon);

• Sebastião Francisco da Costa (Bairro Primavera);

• Sebastião Magalhães Filho (Bairro Vila Casal)

• Wellington Peron (Comunidade de Santo Anastácio);

• Wellington Sérgio Batista (Cibraci);

Legislação

De acordo com esta resolução, é considerado Líder Comunitário todo cidadão ou cidadã que, integrando a diretoria da Associação de Moradores do seu respectivo bairro, “tenha prestado inestimáveis serviços em prol da sua coletividade, destacando-se pelo seu dinamismo, integridade moral e notória ascendência sobre os demais”. Compete à Câmara Municipal de Ubá homologar a escolha dos Líderes Comunitários.

Prêmio Mérito Mulher Cidadã 2016 - Irmã Marisa Costa

Na mesma solenidade, a Femac realizou a premiação às mulheres de destaque em suas respectivas comunidades ao longo de 2016. A religiosa Irmã Marisa Costa dá nome ao prêmio. Além do envolvimento com ações de ajuda humanitária, Irmã Marisa participou de forma bastante significativa no processo de fundação de diversas associações de bairro em Ubá.

Receberam o Prêmio Mérito Mulher Cidadã 2016 - Irmã Marisa Costa, as cidadãs:

• Ângela Aparecida de Souza (Bairro Paulino Fernandes);

• Carmosina Costa Moreira (Bairro Santa Edwiges);

• Cleusa de Fátima Carvalho (Bairro Ozéas Maranhão);

• Dunalva Bellini Leite (Bairro São João);

• Enedina Maria Honorato Gualberto (Comunidade da Barrinha);

• Flozina Aparecida Pinto (Bairro São Mateus);

• Lindaura de Oliveira Liquer (Bairro Schiavon);

• Luciana Carolina da Silva Santos (Distrito de Diamante);

• Luzia de Fátima Baquim de Oliveira Comunidade de Ubá Pequeno);

• Luzia Lúcia Vieira Campos (Bairros Santa Alice e Chiquito Gazola);

• Marcele Ferreira Mendes de Souza (Bairros Luz e Agroceres);

• Maria Aparecida Martins Migliorine (Distrito de Miragaia);

• Maria Aparecida Nicolau (Bairro São Sebastião);

• Maria das Graças Martins (Bairros Santana e Dico Teixeira);

• Maria de Lourdes Oliveira Monteiro (Bairros Ponte Preta, Olaria, Meu Sonho e Mangueira Rural);

• Maria do Carmo Valente Pires (Distrito de Ubari).

• Maria Nilce Monteze Bicalho (Comunidade de Santo Anastácio);

• e Sandra Mara Costa ( Bairro Vila Casal).

Acesse mais fotos no link: