Câmara e Prefeitura homenageiam personalidades de destaque em Ubá

Os Poderes Executivo e Legislativo Municipais homenagearam com a comenda Ary Barroso seis pessoas que se destacaram na cultura, na economia, nas artes e nas causas sociais, bem como nas áreas profissionais e administrativas em Ubá. A solenidade de entrega das comendas foi realizada em 8 de novembro e reuniu diversas autoridades civis e militares, amigos e familiares dos homenageados.

Integraram a mesa diretora da sessão: o presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador Jorge Custodio Gervasio; o vice-presidente da Casa, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o segundo- secretário da CMU, vereador Luís Carlos Teixeira Ribeiro; o secretário Municipal de Finanças, Cícero Mateus de Oliveira, representando o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho; o Promotor de Justiça Alexandre Figueiredo Morato; o Defensor Público Júlio César de Castro Martins; o Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel PM Giovani do Carmo Ramos; a Delegada Regional Adjunta de Polícia Civil de Ubá, Deise Lúcia Fernandes; o 2º Sargento Frederico Souza Mendonça, representando o Capitão BM Patrick Tavares Gomes, Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militar; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Miguel Arcanjo Batista; e o Coordenador da Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac), Mário Ângelo Noé.

Além deles, estiveram presentes os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Antero Gomes de Aguiar, Darci Pires da Silva, Edeir Pacheco da Costa, Gilson Fazolla Filgueiras e Rosângela Maria Alfenas de Andrade. O evento contou, ainda, com apresentações artísticas do coral da Secretaria Municipal de Cultura, composto por alunos das escolas municipais Dr. Tânus Feres de Andrade e Dr. José Campomizzi Filho, do Colégio Apogeu, unidade de Ubá, e da Escola de Música “Arte Musical Walt”, que cantaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município; e  dos músicos Alexsandro Canedo, Nil Abrão, Davi Oliveira, Tatiane Andrade, Mariane Arantes e Lukas Lima, que executaram a música Aquarela do Brasil, de autoria do ubaense Ary Barroso.

Comenda Ary Barroso

A Comenda, criada pela Lei Municipal n° 2.422, de 28 de maio de 1993, tem a finalidade de homenagear pessoas que se destacaram em diversos setores da sociedade ubaense, bem como de incitar na memória da comunidade a importância de Ary Barroso, um dos filhos mais ilustres da cidade e que, por meio de suas obras, levou o nome de Ubá aos quatro cantos do mundo.

Na véspera da realização da solenidade, comemorou-se o aniversário de Ary Barroso, nascido em 7 de novembro de 1903. Neste ano de 2019, foram agraciados: Cleverson Mosqueira, Diêgo Candian Alves, Jordana de Souza Teixeira, Maria das Graças da Silva Marchand, Padre Silas Geraldo e Wantuil Alexandre de Andrade. Por todo trabalho e devoção à cidade, os nomes dos agora comendadores, foram indicados pelos vereadores da Câmara Municipal de Ubá e aprovados por unanimidade, tendo sido referendados pelo prefeito de Ubá que sancionou as Leis outorgando os títulos.

Tocado pela homenagem, o delegado de Polícia Civil, Diêgo Candian Alves, se pronunciou em nome de todos os agraciados. “Estes nossos conterrâneos, que junto comigo recebem esta grande honraria da cidade de Ubá, souberam exercer bem e com dignidade os talentos que lhes foram confiados, talentos estes, decorrentes da sabedoria. Sinto-me honrado em receber a Comenda Ary Barroso ao lado de pessoas que se destacaram por suas ações, sempre em prol da coletividade”, declarou.

O presidente da CMU, vereador Jorge Custodio Gervasio, destacou a importância do evento. “A Comenda que imprime o nome de Ary Barroso é a mais relevante homenagem que o Município outorga a cada ano a seis cidadãos que se destacam nos mais diversos segmentos representativos da nossa cidade, como reconhecimento e aplauso do Poder Público Ubaense. Além de homenagem, a concessão desta comenda é um agradecimento pelo que fizeram e fazem por Ubá, pela nossa história e nossa gente. É uma forma muito especial de lhes dizer que todos vocês são muito importantes para nós, ubaenses”, concluiu.