Câmara homenageia dez mulheres em solenidade com o Diploma Mulher 2024

O Poder Legislativo Ubaense se reuniu na noite de 08 de março, em Sessão Extraordinária, no plenário da Câmara Municipal, para homenagear, com o Diploma “Mulher 2024”, dez mulheres que se destacam pelo trabalho que realizam, pelo seu carisma ou por sua participação na comunidade.

A sessão é realizada em cumprimento à Lei Municipal nº 3.445, de 14 de abril de 2005, proveniente do projeto de autoria do vereador, à época, Maurício Valadão Reimão de Melo (Dr. Valadão), aprovado pelo plenário, que “Institui, no âmbito do Município de Ubá, a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher”.

Representando o Poder Legislativo, compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, Edeir Pacheco da Costa, a 2ª secretária, vereadora Aline Moreira Silva Melo, e os vereadores: Alexandre de Barros Mendes, Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, José Carlos Reis Pereira, José Maria Fernandes e José Damato Neto.

A mesa diretora da sessão também foi composta por outras autoridades presentes: o prefeito municipal de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho, o vice-prefeito, Dr. Antônio Carlos Jacob, o coordenador da Defensoria Pública da Comarca de Ubá, Dr. Guilherme Barquete Fernandes, e a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Ubá, Thaís Andrade Gomes Mota.

O evento foi abrilhantado pelo maestro Wantuil Alexandre e pela musicista Tatiane Andrade, que executaram o Hino Nacional, o Hino de Ubá e a música Aquarela do Brasil em saxofone e teclado, e, por fim, o cantor João Mendonça emocionou o público presente ao cantar a música “Mulher Sexo Frágil”, de Erasmo Carlos.

As homenageadas receberam os diplomas das mãos dos vereadores que as indicaram, além de flores entregues pelas autoridades presentes, oferecidas também pelo Poder Legislativo, em referência ao transcurso do Dia Internacional da Mulher. Todas elas têm papel relevante em nossa comunidade, e o anúncio de cada uma para receber seu diploma foi precedido da leitura de fatos que justificam as indicações. As agraciadas com o Diploma “Mulher 2024” são: Aline Ferreira de Mattos Dias indicada pela vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto; Ana Maria do Nascimento Moreira Resende indicada pelo vereador José Roberto Reis Filgueiras; Carolina de Souza Teixeira indicada pelo vereador José Maria Fernandes; Grasiella Thierney Andrade  indicada pelo vereador José Carlos Reis Pereira; Magda Teixeira Pinto Bigonha Gazolla indicada pelo vereador Alexandre de Barros Mendes; Marly Ferreira Casal – Vereador Célio Lopes dos Santos; Maria Cristina Carneiro Araújo indicada pela vereadora Aline Moreira Silva Melo; Maria do Rosário Silveira dos Reis indicada pelo vereador Gilson Fazolla Filgueiras; Maria Elizabeth Castro Martins indicada pelo vereador Edeir Pacheco da Costa e Raphaela Queiroz Pereira Carneiro indicada pelo vereador José Damato Neto.

Em seguida, José Roberto convidou à frente da mesa diretora, para receber um buquê de flores em nome do Poder Legislativo, à vereadora Aline Moreira Silva Melo, seguida da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Ubá, Thaís Andrade Gomes Mota, e da musicista Tatiane Andrade. As servidoras da Câmara presentes à sessão, também receberam os buquês de flores, “como forma de reconhecimento e gratidão”, pelo excelente trabalho que exercem na Câmara. São elas: Andréa Cristina de Almeida Rodrigues (assessora Administrativa), Danúbia de Castro Gonçalves Mota (diretora de Comunicação), Diana Pereira da Silva Santos (coordenadora da Equipe de Apoio do Legislativo Ubaense) e Edna Lúcia Pinto de Abreu (diretora Administrativa).

Em seu pronunciamento, o Prefeito Edson Teixeira Filho destacou a iniciativa dos vereadores pelo reconhecimento às homenageadas e agradeceu pelo que elas representam no município e na sociedade.

O presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras, enfatizou em seu discurso que em Ubá encontramos exemplos inspiradores de mulheres que, com sua garra e determinação, transformam realidades e inspiram novas gerações. “Falar da Mulher é reconhecer a liderança nata presente em cada educadora que molda o futuro de nossas crianças, em cada profissional que impulsiona o desenvolvimento da nossa cidade, em cada mãe que se dedica com amor e abnegação ao cuidado de seu lar”, ressaltou.

Ainda conforme o presidente, o Dia Internacional da Mulher não se resume a homenagens e aplausos. É um chamado à ação! Um convite à reflexão profunda sobre o papel fundamental da mulher na construção de um futuro melhor para Ubá e para o mundo. “Neste 8 de março, em Ubá, não apenas celebramos as conquistas femininas, mas também assumimos o compromisso de construir um futuro onde a igualdade seja uma realidade palpável. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, mais humana e mais próspera, onde cada mulher possa florescer e alcançar todo o seu potencial. Que a força e a garra das mulheres continuem a inspirar e transformar nossa cidade e o mundo”, concluiu José Roberto.