Câmara homenageia Líderes Comunitários

Em solenidade realizada no dia 2 de agosto, o Poder Legislativo Ubaense, em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac), homenageou dezenove notórios cidadãos com o diploma de Líder Comunitário. São pessoas que se destacam em suas respectivas comunidades, indicados pelos presidentes das associações de bairros e pelos próprios moradores.

Mais de 100 convidados prestigiaram o evento, sob a presidência do vereador Jorge Custodio Gervasio. Também estiveram presentes à sessão os vereadores Antero Gomes de Aguiar, pastor Darci Pires da Silva, Edeir Pacheco da Costa, Gilson Fazolla Filgueiras, José Roberto Reis Filgueiras, Luís Carlos Teixeira Ribeiro e Rosângela Maria Alfenas de Andrade.

A solenidade contou ainda com a participação de diversas autoridades entre as quais o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; o presidente da Femac, Mário Ângelo Noé; o vice-presidente da Femac, André Luiz Leite; a secretária da Direção e Administração do Foro de Ubá, Marli Estevam de Lana, representando o Poder Judiciário; o 1º tenente PM, Felipe de Oliveira Alves Pereira, representando o 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; e o presidente da 30ª Sub-Seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, Tiago Barcellos Zanelli Pires.

O Coral da Secretaria Municipal de Cultura, regido pelo maestro Wantuil Alexandre, acompanhado pela tecladista e professora Tatiane Andrade, apresentou o Hino Nacional e o de Ubá. A “Aquarela do Brasil”, de autoria do compositor ubaense Ary Barroso, foi tocada ao saxofone pelo maestro, também acompanhado ao teclado pela professora Tatiane.

Após a entrega dos diplomas conferidos pelo Poder Legislativo, os agraciados ouviram incentivadoras palavras do presidente da Femac, Mário Ângelo Noé. Em seu pronunciamento, ele exaltou o trabalho dos homenageados como sendo atos de humanidade e empatia para com o próximo, de forma natural, espontânea e voluntária. “Líder que não serve, não serve para ser líder, e o objetivo da Femac é formar lideranças cada vez mais comprometidas com o bem comum”, declarou.

O prefeito Edson Teixeira Filho destacou a importância dos representantes e líderes dos bairros ao reconhecerem as demandas da população e levá-las à Administração Municipal. “Ubá cresce continuamente, e novos bairros surgem a todo momento. Com esse desenvolvimento, crescem também os problemas e necessidades da população, e as lideranças são responsáveis por apontar tais carências e eventuais soluções ao poder público”, pontuou. O chefe do Executivo comentou ainda sobre as obras nas comunidades ali representadas, enfatizando que a prefeitura está cumprindo integralmente as ações previstas no Orçamento Participativo, incluindo as emendas parlamentares, apesar das dificuldades oriundas das retenções de verbas estaduais, que ainda assolam Ubá e os demais municípios mineiros.

Ao encerrar a sessão, o presidente da CMU, vereador Jorge Custodio Gervasio, congratulou os homenageados: “Vocês, homens e mulheres que hoje recebem esta homenagem do Poder Legislativo, representam os valores e as lutas de todos aqueles que dedicam um pouco de seu tempo para melhorar a vida de sua comunidade. Não foi à toa que vocês foram diretamente escolhidos pelos moradores de seus bairros e distritos para aqui representar a luta e a esperança em dias melhores. Vocês estão aqui hoje porque fazem a diferença em suas comunidades. Parabéns pela justa e merecida homenagem e meus desejos de que Deus continue lhes abençoando com saúde e perseverança na caminhada por dias melhores para vocês, suas famílias e seus vizinhos.”

A sessão solene de entrega do diploma aos Líderes Comunitários foi instituída pela Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e regulamentada pela Resolução 01/99, de autoria dos vereadores à época Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos.

De acordo com a resolução, é considerado Líder Comunitário todo cidadão ou cidadã que, integrando a diretoria da Associação de Moradores do seu respectivo bairro, “tenha prestado inestimáveis serviços em prol da sua coletividade, destacando-se pelo seu dinamismo, integridade moral e notória ascendência sobre os demais”. Compete à Câmara Municipal de Ubá (CMU) homologar a escolha dos Líderes Comunitários.

Líderes Comunitários 2019

- Córrego Santo Anastácio, Adilo Marcolino;

- Distrito de Miragaia, Adriano Egídio Correia;

- Bairros Da Luz e Agroceres, Aldair Lopes;

- Bairros Santana e Dico Teixeira, Alexsandra Aparecida Guimarães Freitas;

- Centro da cidade, Genito Pires do Amaral;

- Bairro Chiquito Gazolla, Claugo Marcos Campos Barbosa;

- Bairro Vila Casal, Hygor José Feital Burato;

- Bairro Nova Olinda, Ingryth Isabel Rodrigues da Silva;

- Bairro São Domingos, José Carlos Monteiro;

- Bairro Paulino Fernandes, Luciano Rufato Teixeira;

- Bairro São Mateus, Luiza Helena Felomeno Gonçalves;

- Bairros Meu Sonho, Mangueira Rural e Ponte Preta, Maria Aparecida de Moura Sperandio;

- Bairro Antonina Coelho (Cohab), Mirian de Paula Batista Dias;

- Bairro José Pires da Luz, Osmar Antônio da Silva;

- Bairro Santa Bernadete, Padre Luiz Neto;

- Bairro Cristo Redentor, Valtencir Pinheiro;

- Bairro Shiavon, Valter Gregório Pereira;

- Bairro São Sebastião, Vera Lúcia Cruz Costa; e

- Povoado de Ubá Pequeno, Vicente Martins Neto.