Câmara recebe cerca de 1500 estudantes para visita a exposição Ciência e Meio Ambiente

Cerca de 1500 estudantes das redes pública e privada do município de Ubá, visitaram, no período de 07 a 24 de novembro, a exposição Ciência e Meio Ambiente, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, em parceria com o Instituto Federal – IF – Campus Rio Pomba e o Museu João Moojen do Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A exposição busca destacar a importância da preservação da biodiversidade e da valorização da ciência para prever e reduzir os impactos ambientais. Do Museu foi apresentada uma mini exposição de espécimes taxidermizados (popularmente conhecidos como animais empalhados), sendo a sua maioria das espécies da Mata Atlântica de Minas Gerais. E do Instituto Federal, foi exibida uma exposição fotográfica de aves e fungos avistados no campus Rio Pomba, com banner de espécies de pássaros e gaiolas interativas sem aves, com origamis, suculentas, gaiola de perguntas com pássaros de plástico, gaiolas com ninhos que caíram das árvores pelo vento, para envolver o aluno na questão da liberdade e da preservação da nossa fauna.

Na abertura da exposição, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, recepcionou os parceiros: o agrônomo, mestre e doutor em Microbiologia Agrícola e também pós-doutor em Fisiologia Vegetal da UFV, André Narvaes da Rocha Campos, e a mestre em Economia Doméstica pela UFV e responsável pelo Laboratório de Triagem Reciclagem e Compostagem do IF Sudeste MG campus Rio Pomba e representante desta instituição na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata de Minas Gerais, Regina Ester Santini da Silva.

Ainda na abertura, André Narvaes e Regina Ester fizeram a visita guiada e tiraram dúvidas dos visitantes, aproximando as pessoas, das curiosidades e dados importantes das espécies expostas e realizaram as atividades com origamis, microscópio e as gaiolas de pássaros.

Segundo José Roberto, com a exposição, a Câmara Municipal de Ubá, reafirma o seu compromisso com a preservação ambiental. “A exposição é um importante instrumento de educação ambiental, oportunizando as crianças e jovens e a nossa comunidade o conhecimento relevante sobre o papel da fauna nos ecossistemas e a necessidade de proteção e conservação do Meio Ambiente. Os animais atraíram a atenção dos estudantes despertaram a curiosidade sobre o conhecimento da natureza e suas formas”, destacou o presidente.

A estudante do 4º ano do Centro Educacional Jean Piaget (CEJEP), Carolina de Fátima Miranda, contou a nossa reportagem que achou muito interessante a exposição e que queria que tivessem mais animais taxidermizados. “Achei muito interessante todas as interações, principalmente a mensagem que passou, eu gostei muito. Aqueles animais pareciam de verdade e alguns eu nunca tinha visto, ganhei informações”, disse Carolina.

A supervisora Pedagógica do Centro Educacional Jean Piaget, Dayse Maria Guedes Salles, agradeceu a oportunidade de trazer os alunos para visitar a exposição na Câmara. “Nossa escola se sente privilegiada em participar dos eventos que a Câmara sempre promove. Levar nossos alunos à exposição de Ciências e Meio Ambiente na Câmara foi extremamente importante, pois tivemos a oportunidade de conhecer a técnica em taxidermia em animais, o cuidado que devemos ter com a nossa fauna é a importância da preservação da natureza. Oportunidade única para nossos alunos terem um pouco de contato com alguns animais e pássaros que habitam nossa região”, concluiu Dayse.