Centenas de estudantes iniciam o Pré-Enem 2019

Cerca de 200 alunos acompanham, na tarde do último sábado (18), a primeira aula do curso Pré-Enem Social 2019, no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU). Eles foram recepcionados pelo presidente da CMU, vereador Jorge Custódio Gervásio, pelo vereador José Roberto Reis Filgueiras (presidente da Escola do Legislativo e vice-presidente da CMU), pela diretora-Geral do Legislativo, Ariadna Zonta Rodrigues, pelo representante do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste/MG), campus avançado Ubá, Gilson Soares Toledo (coordenador de extensão da unidade) que apresentou a instituição e pela professora de Português do IF-Sudeste/MG), Marcela Zambolim de Moura, que ministrou a aula de Redação.

Esta edição do Pré-Enem é uma parceria entre a Câmara Municipal de Ubá, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG (campus Rio Pomba e campus avançado Ubá) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Ubá).

A prof.ª Marcela trabalhou conteúdos relacionados à redação, como a estrutura adequada do texto, os erros mais comuns e os possíveis temas a serem propostos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

Neste primeiro semestre serão oito sábados de aulas. Ao todo, serão 18 sábados, até 26 de outubro. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019  serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

A estudante da Escola Estadual Senador Levindo Coelho, Vanessa Fernandes Tavares, de 16 anos, participa do Pré-Enem da CMU como treineira, já que está no 2º ano do Ensino Médio. “É muito importante esta preparação gratuita, pois, muitas pessoas não têm condição financeira para pagar um cursinho e assim poderemos esclarecer nossas dúvidas e conseguir boa pontuação na prova”, disse.

Essa é a primeira vez que o aluno da Escola Estadual Padre Joãozinho, Alberto José Lopes de Jesus, 17 anos, participa do Pré-Enem Social da Câmara, e destacou a importância do projeto. “Minha expectativa é muito grande em conseguir tirar uma nota boa no Enem, principalmente em redação. Eu não tenho condição financeira de pagar um cursinho e fico muito feliz com esta oportunidade que a Câmara e o Instituto Federal estão nos proporcionando”, ressaltou.

O estudante da Escola Estadual Padre Joãozinho, Francisco Sebastião Teixeira Neto, 17 anos, contou que esta é a segunda vez que ele participa das aulas do Pré-Enem Social. “Ano passado eu acompanhei todas as aulas do Pré-Enem na Câmara e gostei muito da preparação. O curso presencial é muito bom, pois, podemos esclarecer nossas dúvidas para fazermos uma boa prova” concluiu.

A PROFESSORA

A professora de Redação Marcela Zambolim de Moura é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Linguística, também pela UFJF. É professora efetiva do Instituto do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba, onde ministra Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Produção de textos técnico-científicos, Inglês Instrumental e áreas afins para cursos Técnicos Integrados e cursos de Graduação.

SOBRE O IF-SUDESTE/MG
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minhas Gerais foi criado em dezembro de 2008, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente a instituição é composta por campi localizados nas cidades de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do Instituto.
O IF Sudeste MG é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.