Cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à Bandeira Nacional é realizada na CMU

Na manhã desta terça-feira, 03 de outubro, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa da Câmara Municipal de Ubá, a Junta Militar do Município de Ubá, realizou a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação (CDI) e compromisso à Bandeira Nacional.

O evento contou com 180 jovens, que realizaram o juramento à Bandeira Nacional, assumindo o compromisso com a Defesa Nacional e prometendo estar sempre pronto a servir à pátria com honra e integridade e atender a convocação de emergência caso necessário.

O presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras, e a vereadora Aline Moreira Silva Melo, compuseram à Mesa, com o secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, o cabo da Reserva de 2ª categoria, do Tiro de Guerra de 1998, Gilberto Teixeira Pereira Coelho, e a secretária da Junta de Serviço Militar, Elaine Prata.

Após prestarem o juramento à bandeira e acompanharem a execução do Hino Nacional, dois jovens receberam seus certificados de dispensa das mãos do presidente da Câmara.

O Certificado de Dispensa de Incorporação é um dos documentos que comprovam que o jovem está em dia com as suas obrigações militares, podendo ser considerado um documento requisito para vestibulares, concurso públicos, matrículas em instituições Federais e emissões de passaporte.

A dispensa de incorporação significa pedido de liberação do serviço militar. Com o CDI em mãos, o cidadão alistado não tem a obrigação de comparecer à Embaixada anualmente.