CMU e AST realizam solenidade em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Ubá e a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST) com apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), realizam, em 18 de novembro, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Ubá, uma sessão solene cultural para celebrar o Dia Municipal da Consciência Negra.

Em Ubá a data é celebrada com uma solenidade que é regida pela Lei Municipal n° 2.736, de 1997, que institui o dia 20 de novembro como o “Dia Municipal da Consciência Negra”. O evento marca um importante momento de reflexão e difusão dos movimentos sociais e culturais populares, principalmente os vinculados aos trabalhos da conscientização racial, bem como simboliza a luta dos movimentos negros na busca pelo direito à cidadania plena.

Constam na programação a apresentação da Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário na recepção dos convidados. Seguida de palestra com o tema: “Desconstruindo o racismo: 10 anos de política de cotas” a cargo do africanista, ex-membro da Comissão de Ações Afirmativas da UFMG, e mestrando em Direito pela UFMG, Alexandre Braga.

Após a palestra serão realizadas as homenagens da noite. Os agraciados são: José Augusto David; José Braz da Costa; José Felício de Oliveira; Kelly da Silva; e Wagno da Rocha Antunes. Haverá também uma homenagem póstuma ao saudoso jornalista ubaense, Levindo Barros.

Em seguida, será a entrega de medalhas e certificados aos vencedores do 6º concurso de redação, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Ubá com o tema: “Quais os caminhos levariam a sociedade organizada a combater o preconceito racial com maior eficiência?”. O concurso de redação foi realizado no período de 23 de agosto a 20 de outubro deste ano, entre estudantes matriculados nas escolas estaduais de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, e Ensino Médio Regular do município de Ubá e o Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento é aberto ao público.