CMU realiza sessão extraordinária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Ubá realizou na sexta-feira, 10 de março de 2023, uma Sessão Extraordinária para homenagear dez mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

A presente sessão realizou-se em acatamento à Lei Municipal nº 3.445, de 14 de abril de 2005, proveniente do Projeto de Lei, de autoria do Vereador à época Maurício Valadão Reimão de Melo (Dr. Valadão) e aprovado pelo plenário da Casa de Leis, que “Institui, no âmbito do Município de Ubá, a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher”.

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa, substituiu o presidente, vereador José Roberto Reis Filgueiras, que se ausentou por motivo de saúde, mas, acompanhou e fez o uso da palavra de forma virtual.

Além do Edeir, compuseram a Mesa: o 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Gilson Fazolla Filgueiras, a primeira Secretária da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal, a secretária Municipal de Administração, Mônica Valone Espósito Marchi, representando o Prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá, Capitão BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca, a coordenadora das Comissões Permanentes da 30ª Subseção da OAB, Dra. Vera Motta, representando o presidente da 30 ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Dr. Miguel Pogialli Gasparoni e os vereadores: Alexandre de Barros Mendes, Aline Moreira Silva Melo, Célio Lopes dos Santos, José Carlos Reis Pereira, José Damato Neto e José Maria Fernandes.

As agraciadas com o Diploma Mulher foram: Aline Emiliana da Silva Vieira; Auta Moreira Reskalla; Márcia Cristina Oliveira; Maria Célia Ribeiro da Costa; Maria das Dores Gomes Lima; Marina Francielle Alves de Oliveira Botelho; Maura Helena Palma Moreira; Neide Moreira Michelli; Nilcéa Martins do Nascimento e Selma Pujoni Leitão.

O maestro Wantuil Alexandre e a Musicista Tatiane Andrade executaram o Hino Nacional Brasileiro, a música, Aquarela do Brasil, de autoria do imortal compositor ubaense Ary Barroso e o Hino do Município de Ubá, de autoria do Maestro Marum Alexander.

A homenageada Marina Francielle Alves de Oliveira Botelho recitou o poema “Mulheres”, do escritor português Fernando Pessoa. Logo em seguida, o músico ubaense, Cristiano Guimarães, mais conhecido como Professor Crizé, Professor de Musicalização e instrumentos, graduando em Música e design Musical, cantou a música Super Homem, de Caetano Veloso e no encerramento da cerimônia cantou a música: “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

As vereadoras Aline Moreira Silva Melo e Aparecida Sônia Ferreira Vidal, receberem a homenagem da Câmara municipal de Ubá, das mãos dos vereadores Alexandre de Barros Mendes e Célio Lopes dos Santos. A secretária Municipal de Administração, Mônica Valone Esposito Marchi recebeu a homenagem das mãos dos vereadores Gilson Fazolla Filgueiras e José Carlos Reis Pereira. Em seguida a Dra. Vera Motta e a musicista Tatiana Andrade receberam as homenagens das mãos dos vereadores Edeir Pacheco da Costa, José Damato Neto e José Maria Fernandes.

E por fim as servidoras da Câmara Municipal de Ubá; Edna Lúcia Pinto de Abreu, Diana Pereira da Silva Santos, Danúbia de Castro Gonçalves Mota e Gisele Caires Fernandes, foram homenageadas também com as flores, entregues pelas mãos dos vereadores José Maria Fernandes, Aparecida Sônia Ferreira Vidal e Alexandre de Barros Mendes e do capitão BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca.

O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, em seu discurso enfatizou sobre a importância da celebração do dia Internacional da Mulher. “Ao longo dos anos, a luta das mulheres por igualdade de direitos tem ganhado força em todo o mundo. Mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais têm se unido para exigir seus direitos e para lutar contra a opressão e a desigualdade. Graças a essa luta, muitas conquistas importantes foram alcançadas, como o direito ao voto, o direito ao trabalho e o direito à educação”, disse.

Destacou também a importância da mulher nos dias de hoje.  “A mulher empoderada é aquela que se reconhece como sujeito de sua própria vida, que assume seu papel na sociedade com confiança e determinação. Ela é consciente de seus direitos e luta por eles, valoriza sua identidade e respeita a diversidade. É aquela que se destaca em todas as áreas, desde a política e o mercado de trabalho, até a cultura e o entretenimento. Ela é líder, empreendedora, artista e ativista. Ela é mãe, esposa, filha, irmã, amiga, profissional de sucesso e inspira outras mulheres a seguirem seu exemplo. Por isso, hoje celebramos a coragem, a determinação e a força das mulheres. Vocês e tantas outras merecem nosso respeito, pois, diuturnamente trabalham, idealizam, sonham, sofrem e constroem o amanhã. Quebram recordes, superam as próprias forças, por acreditarem na força da palavra, na forma do amor, na força da fraternidade e na força da fé”, concluiu José Roberto.