CMU realiza solenidade de entrega do Título de Cidadania Honorária e Personalidade Ubaense do Ano

Dez personalidades foram agraciadas na noite de sexta-feira, 4 de dezembro, com o Título de Cidadania Honorária de Ubá, e uma com o Título de Personalidade Ubaense do Ano. A sessão solene foi realizada no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, da Câmara Municipal de Ubá (CMU). Uma cerimônia diferente dos anos anteriores, sem a presença de convidados devido à pandemia do coronavírus (covid-19).

A solenidade foi conduzida pelo presidente da CMU, vereador Jorge Custodio Gervasio. Também estiveram presentes os vereadores: Antero Gomes, Gilson Fazolla, José Roberto Filgueiras e Rosângela Alfenas. E representando os vereadores Edeir Pacheco e Alexandre de Barros, afastados por motivo de saúde, participaram do evento os suplentes, Edvar Miquelito e Maria Auxiliadora Duarte Montezano, respectivamente. O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, e o ex-presidente da Câmara, Dr. Antônio Carlos Jacob, também compuseram a Mesa.

Em seu pronunciamento, o presidente da CMU destacou o significado da homenagem que anualmente confere o título de ubaense a pessoas não nascidas em nossa cidade: “Como de costume, com a aproximação do fim de ano, os Poderes Legislativo e Executivo prestam homenagens a diversas personalidades. Este ano foram escolhidas dez pessoas não nascidas em Ubá, mas que pelo devotamento e amor às causas de nossa comunidade, merecem o título de ubaenses honorários. Um ubaense também é escolhido como personalidade do ano. A todos vocês homenageados, os aplausos e o reconhecimento de todos os vereadores e, principalmente, o agradecimento de todos nós, ubaenses, pelo trabalho desenvolvido em prol do bem-estar e do progresso de Ubá”, disse Jorge.

Foram reconhecidos como cidadãos ubaenses: Pastor Bruno Isaque Almada Pinheiro; Everton Xavier da Conceição; Francisco Gonçalves Pereira; Deputada Estadual Ione Pinheiro; Jacques de Moura Pacheco; João Araújo de Andrade; João Gomes Júnior; Missionária Maria Oliveira Mariano, que foi representada por sua filha Joana D’arc Mariano Barbosa; Soraia Vieira de Queiroz, representada no ato solene por Flávio Malta; e o Padre Volnei Ferreira Noro. E a Personalidade Ubaense do Ano de 2020 é Áureo Calçado Barbosa.

Os títulos

A Lei 3.099 de 25 de setembro de 2001 institui e regulamenta as concessões de títulos de cidadania honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano. A iniciativa dos projetos para essas concessões cabe aos vereadores, sendo obrigatória a apresentação destes no mesmo ano em que for concedida a homenagem. O título é conferido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços e em virtude de devotamento e amor às causas cívicas e sociais de nossa comunidade.