Covid-19: Com mais de 200 casos confirmados e 9 óbitos, Ubá segue com medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Novo Decreto

A Prefeitura publicou em 13 de julho o Decreto Municipal 6.417/2020, prorrogando até o dia 27 de julho a vigência dos termos e condições estabelecidos nos decretos anteriores (DM 6.393/20 e DM 6.411/20). Ubá permanece na esfera mais restritiva do plano Minas Consciente (onda verde), com permissão de funcionamento apenas das atividades econômicas consideradas essenciais pelas Deliberações do Comitê formado pelo Governo do Estado.

No texto inicial, o novo decreto esclarece que foram considerados o crescimento do número de casos de Covid-19 na cidade e na região, o aumento de internações em UTI e clínica médica nos hospitais referência, além de dados que demonstram que o índice de isolamento social em Ubá está aquém do esperado. Soma-se a estes fatores a previsão de pico da doença em Minas Gerais para esta semana.

Unidade de Atendimento Municipal Covid

Com o objetivo de atuar como suporte técnico de saúde aos pacientes que necessitam de isolamento, entrou em funcionamento esta semana a Unidade de Atendimento Municipal Covid (Casa de Oração). A medida permitirá acolher a demanda de alguns pacientes infectados que hoje cumprem a quarentena em leitos de hospital ou em residência, como os casos dos pacientes idosos infectados em asilo local. Destaca-se que a Unidade não terá a função de porta de entrada para o sistema de saúde, apenas de encaminhamento.

Ubá recebe 18 novos respiradores em 10 dias

Nesta semana, mais 10 respiradores da Secretaria de Estado de Saúde chegaram ao município e foram encaminhados ao Hospital Santa Isabel. Com os 8 respiradores recebidos na semana anterior, o hospital já conta com 30 respiradores. Somam-se a estes os demais respiradores nos outros hospitais que compõem a nossa microrregião.

Porém, a população precisa colaborar para evitarmos a ocupação destes leitos pois os recursos, inclusive de equipes de saúde, não são ilimitados. O momento é de cuidado. O estado de Minas Gerais está com a curva em ascensão, assim como nossa macrorregião de saúde.

*Com informações da PMU