COVID-19: Número de casos da doença dobra em Ubá - transmissão já é considerada comunitária

Nossa cidade tem 21 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus, conforme o último boletim publicado pela Prefeitura Municipal de Ubá na data de hoje, 8 de maio.

Diariamente, desde o dia 16 de março, a PMU atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença no município, por meio de boletins. Foram 55 Comunicados Oficiais até o momento.

No dia 5 de abril, Ubá recebeu o primeiro resultado positivo de Covid-19. Seis dias depois, veio a confirmação do segundo caso e em 12 de abril, foi informado o terceiro caso. No dia seguinte, o quarto caso era oficialmente comunicado, mantendo-se este número nas duas semanas seguintes. Porém, os casos começaram a aumentar a partir de 29 de abril, quando passamos de quatro para seis pacientes que testaram positivo para Covid-19.

Daí em diante a elevação dos números foi sucessiva, chegando a nove casos em 5 de maio e passando a 20 confirmações no dia 6. Após o significativo aumento de positivados para Covid, que alarmou poder público e população, o crescimento voltou a se abrandar e hoje, dois dias depois, temos 21 casos confirmados.

Novos casos

De acordo com a PMU, a maior parte dos novos casos foi registrada no mesmo núcleo familiar e estão sendo devidamente monitorados pela Secretaria de Saúde.

Transmissão Comunitária

A Prefeitura informou que já é possível afirmar que Ubá possui transmissão comunitária do Coronavírus. “Além disso, os casos não estão concentrados em apenas uma região da cidade e sim em diversas áreas. Até este momento, os 21 casos confirmados são de pessoas residentes nas seguintes localidades: Centro, São Sebastião, Vila Casal, Louriçal, Rodovia Ubá/Rodeiro, Bom Pastor e Ponte Preta”, diz comunicado oficial nº 54, de 7 de maio.

Outros dados

Vinte e quatro resultados são aguardados, sendo de pacientes que apresentavam sintomas e se enquadram nos protocolos de testagem da SES. Outros 99 pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados. Há 170 casos descartados, sendo: casos investigados que receberam resultado negativo e casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para Covid-19. O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de 314.

Ainda de acordo com o mais recente Comunicado Oficial, há quatro pacientes internados na cidade, sendo:

- Paciente do sexo feminino, faixa etária de 55 a 60 anos, estado grave, em UTI. Aguarda resultado de exame.

- Paciente do sexo masculino, faixa etária 60 a 65 anos, estado grave, em ar ambiente, em UTI. Resultado positivo para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, faixa etária de 55 a 60 anos, estável, em leito de isolamento clínico. Resultado positivo para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, faixa etária de 50 a 55 anos, estável, em ar ambiente. Aguarda resultado de exame.

Casos de internação descartados por alta médica ou negativos para Covid-19 (Comunicado nº 54):

- Paciente do sexo masculino, faixa etária de 85 a 90 anos, positivo para Covid-19 - Teve alta médica e encontra-se em isolamento domiciliar.

- Paciente do sexo masculino, faixa etária de 25 a 30 anos, em leito clínico de isolamento. Resultado negativo para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, faixa etária 40 a 45 anos, estável, em ar ambiente, leito de isolamento clínico. Resultado negativo para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, faixa etária de 65 a 70 anos, estável, em ar ambiente, leito de isolamento clínico. Resultado negativo para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, internada em leito de isolamento, em ar ambiente. Resultado negativo para Covid-19.