COVID-19: Prefeitura de Ubá atualiza medidas de combate ao Coronavírus

Novo decreto restringe bares e restaurantes e altera funcionamento de outros setores

Por meio do Decreto Municipal 6.426/2020, publicado ontem, 27 de julho, foram alteradas as regras para funcionamento de algumas atividades, como bares e restaurantes, entre outras medidas.

Em pronunciamento realizado no domingo o prefeito Edson Teixeira Filho havia anunciado algumas das mudanças e justificado o posicionamento, que considerou a elevação significativa do número de casos e óbitos na última semana. Para o prefeito, apesar dos apelos das autoridades, a população não tem respeitado as orientações de segurança, o que levou o Município a retomar algumas medidas restritivas.

A partir do novo decreto, o funcionamento de minimercados, mercearias, açougues e quitandas fica proibido aos domingos. Já as padarias podem funcionar todos os dias, porém apenas até às 13h no domingo. O consumo neste local fica proibido. 

Bares, lanchonetes e restaurantes retornam ao funcionamento apenas por delivery, de 7h às 22h, sendo proibida permanência de consumidores no local. 

Casas lotéricas só poderão abrir aos sábados quando houver expediente presencial na Caixa Econômica Federal. 

As autoescolas poderão funcionar de 8h às 20h, de segunda a sexta, porém não podem mais abrir aos sábados. 

O decreto também prorroga, até 30 de setembro, o prazo para suspensão de toda atividade ou evento que importe em aglomeração de pessoas. 

"Vamos iniciar nesta semana a distribuição de cerca de 200 multas, aplicadas a estabelecimentos que se recusaram a cumprir as determinações do poder público municipal e estadual em relação à pandemia. Não é o que queremos, mas é a medida legal adequada à situação", adiantou Edson. "Temos muitos profissionais de saúde infectados, e nossa contaminação continua subindo. As pessoas precisam ser mais conscientes, precisam colaborar e entender a gravidade da situação. Usar máscara e praticar o distanciamento são as únicas medidas eficazes contra o avanço dessa doença", lembrou o prefeito.

*Com informações da PMU

registrado em: