COVID-19: situação de emergência no Município completa um mês

Publicado em 16 de março, o Decreto nº 6.356, acaba de completar um mês de vigência. A medida “declara situação de emergência em saúde pública e estabelece medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do município de Ubá, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), institui a Comissão Intersetorial de Monitoramento da situação de emergência”.

Até aqui, além deste primeiro, outros quatro decretos relacionados ao assunto foram baixados pelo Poder Executivo de Ubá. O último, Decreto nº 6.371, de 12 de abril, autorizou o retorno de algumas atividades, de modo gradual: serviços de venda ou conserto de óculos/lentes em óticas, a partir 14/04; setor industrial, a partir de 15/04; lavanderias, serviços hoteleiros e afins, a partir de 20/04; estabelecimentos estéticos e comércio (este com restrições e apenas por delivery, sendo proibida atividade de balcão e portas abertas), a partir de 22/04; e serviços notariais, dia 27.

A retomada destas atividades está submetida a uma série de medidas preventivas, elencadas no Decreto. A Vigilância Sanitária e o setor de Fiscalização Ambiental, Obras e Posturas do Município estão incumbidos de fazer o acompanhamento da adoção das medidas.

Coronavírus em Ubá – acompanhe a evolução

Diariamente, desde o dia 16 de março, o Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade, por meio de boletins. Foram 34 Comunicados Oficiais até o momento.

No dia 5 de abril, Ubá recebeu o primeiro resultado positivo de Covid-19. Até essa data, 24 pacientes que apresentavam sintomas e se enquadram nos protocolos da SES haviam sido testados e aguardavam resultado do exame. Sessenta e nove pacientes com sintomas gripais que não se enquadravam para coleta do teste estavam sendo monitorados e 20 pacientes testados já haviam recebido resultado negativo para a doença. O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, era de 114.

Segundo a Secretaria de Saúde, este primeiro caso tratava-se de paciente do sexo feminino, faixa etária de 30 a 35 anos, profissional da saúde. Teve contato com pessoa proveniente do Rio de Janeiro, que testou positivo para a doença. Ao apresentar os primeiros sintomas, e pelo histórico de contato com um caso positivo, a paciente fez a coleta de material no dia 23 de março. Manteve-se em isolamento domiciliar por 16 dias e na data da divulgação já estaria bem, não apresentando mais sintomas.

Seis dias depois, veio a confirmação do segundo caso de Covid-19 na cidade: paciente do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos, não internado. Apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de abril, dois dias depois de chegar de São Paulo. Realizou exame no dia 6 de abril, e foi orientado a fazer isolamento domiciliar. Paciente passava bem, sem apresentar mais sintomas, mas permanece em isolamento e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Em 12 de abril, a PMU informava o terceiro caso, tratando-se de paciente do sexo masculino, faixa etária de 60 a 65 anos, não internado. Apresentou os primeiros sintomas no dia 21 de março. Fez isolamento domiciliar desde 19 de março, data em que chegou de São Paulo. Realizou exame no dia 6 de abril. Paciente em condição estável, em acompanhamento, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

O quarto caso foi oficialmente comunicado no dia 13. Paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos. Esteve internado em hospital da rede particular no município de Juiz de Fora, já teve alta e naquele dia encontrava-se em casa, passando bem.

Conforme o último boletim divulgado na data de hoje, permanecem o número de quatro casos confirmados em Ubá.

Dez pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame. Quinze pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados. Há 131 casos descartados, sendo: casos investigados que receberam resultado negativo e casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para Covid-19. O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de 160.

Ainda de acordo com o mais recente Comunicado Oficial, há um paciente internados na cidade, sendo: paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.