Dez pessoas recebem o título de Personalidade Ubaense do Ano em solenidade na CMU

O Poder Legislativo realizou em 20 de outubro de 2023, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a sessão solene de entrega do Título de Personalidade Ubaense do Ano, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Ubá. Dez pessoas receberam os títulos.

As honrarias estão previstas no artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá. As indicações dos títulos honoríficos são decretos legislativos. A solenidade reuniu diversas autoridades civis e militares, amigos e familiares dos homenageados.

Integraram a mesa diretora da sessão: o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa; a primeira secretária da Câmara Municipal de Ubá, a vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o 1º Tenente Bombeiro Militar da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Alexandre Lima Fagundes; a coordenadora das Comissões Permanentes da 30 ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Dra. Vera Mota; e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Izabel Vieira Guimarães.

Além deles, compuseram a mesa os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Célio Lopes dos Santos; Gilson Fazolla Filgueiras; José Carlos Reis Pereira; José Damato Neto e José Maria Fernandes.

Os homenageados com os títulos de personalidades ubaenses do ano foram: Alex Benevenuto; Antônio Ronaldo Dias; Aurélio Teixeira Ervilha Neto; Célio Lopes Valverde; Cristiano Guilherme Guimarães; Hélio Gasparoni Gazolla; Pastora Jeines Souza Gomes de Carvalho; maestro Marum Alexander; Nádia Micherif; e Nayara de Souza Romagnoli

O evento contou, ainda, com a apresentação do Hino Nacional e do Hino do Município; pelo maestro Wantuil Alexandre e Tatiane Andrade, que também executaram a música Aquarela do Brasil.

O homenageado com o título de Personalidade Ubaense do Ano, Marum Alexander, discursou em nome de todos os homenageados. E o prefeito de Ubá, dr. Edson Teixeira Filho, cumprimentou os homenageados e parabenizou o legislativo pela escolha dos nomes.

Em discurso, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, ressaltou a importância da homenagem: “Nossa cidade, com sua rica história e cultura, é um lugar onde o espírito de comunidade prospera e onde as pessoas trabalham juntas para construir um futuro melhor. Este espírito é personificado pelas personalidades que estamos homenageando hoje, pois eles são exemplos vivos do que a dedicação, a paixão e o trabalho árduo podem alcançar. Eles não apenas alcançaram suas metas pessoais, mas também contribuíram para o desenvolvimento de Ubá e para o bem-estar de sua gente. Cada uma dessas personalidades, de suas próprias maneiras, destacou-se em áreas que são fundamentais para o crescimento de nossa cidade. De contribuições na educação, na saúde, na cultura, no esporte, na religião, na solidariedade e em muitas outras esferas.”, destacou.

Ainda segundo o presidente, o título de Personalidade Ubaense do Ano de 2023, é uma pequena maneira de agradecer por tudo o que eles fizeram e fazem por nossa cidade.  “A Câmara Municipal de Ubá, como parte integrante desta história, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de nossa comunidade. Fundada em 12 de maio de 1854, há 169 anos, a nossa Câmara tem sido o epicentro da representação democrática, onde os anseios e necessidades do povo ubaense foram debatidos, moldados e implementados ao longo dos anos. Parabéns a todos os homenageados de 2023. Que suas ações continuem a inspirar a todos nós a sermos parte ativa na construção de uma Ubá ainda mais próspera e unida”, concluiu José Roberto.