Direitos Humanos e Diversidade são temas de seminário promovido pela Câmara de Ubá

A Câmara Municipal de Ubá (CMU) viveu um momento ímpar na manhã da última terça-feira (13), com a realização do “I Seminário Direitos Humanos & Diversidade”. Iniciativa da CMU, por meio da Escola do Legislativo, o evento contou com a participação da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, representada pelo seu presidente, Deputado Estadual Cristiano Silveira.

Presentes também, nesta primeira edição do Seminário, a presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade; o diretor da Escola do Legislativo e vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Consumidor da CMU, vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto; e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, na ocasião representando também o prefeito Edson Teixeira Filho. Da mesma forma prestigiaram o evento os vereadores Darci Pires da Silva, José Roberto Filgueiras e Luiz Carlos Teixeira Ribeiro.

Seminário Direitos Humanos_evento

O seminário reuniu ainda alunos e professores de escolas públicas e particulares de Ubá, membros de entidades educacionais, culturais, de assistência social e de combate ao racismo, além de ex-vereadores, representantes do poder público, militares e a comunidade em geral.

A presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, destacou a grande relevância social do tema e de sua discussão em todas as esferas do poder público e na comunidade. “Sem a garantia dos direitos, não há que se exigir o cumprimento dos deveres. E a diversidade é a força motriz da sociedade contemporânea”, reforçou a presidente.

O diretor da Escola do Legislativo da CMU, vereador Edeir Pacheco, enfatizou que as discussões não devem ficar restritas apenas ao seminário, mas que elas se estendam às salas de aula, aos movimentos, bem como às iniciativas públicas e privadas. O vereador pediu aos participantes que todas as questões levantadas e discutidas sejam levadas adiante: “Não podemos deixar que essa motivação se apague. Ela deve ser uma constância quando formos falar na luta pelo direito à igualdade e à inclusão. Só assim vamos construir um futuro melhor para todos”.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Consumidor da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Jane Cristina Lacerda Pinto, pontuou que “os Direitos Humanos só serão acatados quando a sociedade resgatar o senso de humanidade e passar a entender o verdadeiro sentido da vida. Quando o ser humano chegar a esse nível de consciência, teremos então, uma sociedade mais justa”.

Os temas abordados

O evento teve como eixo as diversas questões que envolvem não só os direitos dos cidadãos, como o respeito às diferenças. E, para que isso fosse possível, contou com a participação da diretora da UEMG/Ubá, Kelly da Silva, que falou sobre O desafio de ser mulher e ser negra na sociedade; da presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública da Câmara Municipal de Viçosa, vereadora Brenda Santunioni, abordando o tema Proteção, promoção e reparação dos direitos das pessoas LGBT; das fundadoras do projeto Didatista/Ubá – didática e apoio para autistas, a jornalista da CMU Gisele Caires Fernandes e a assistente social da FHEMIG, Flávia Baião Soares Moyses, que trouxeram a Inclusão da pessoa com deficiência: da teoria à prática; e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Cristiano Silveira, que apresentou as ações realizadas pela Comissão na tentativa de resgatar e proteger o direito dos cidadãos.

Os convidados apresentaram um panorama sobre suas áreas de militância, bem como os avanços já conquistados e os obstáculos que ainda precisam ser superados. Eles também apresentaram sugestões de medidas que podem ser adotadas para que o respeito às diferenças seja uma realidade.

Seminário Direitos Humanos_evento

O deputado Cristiano Silveira agradeceu o convite para participar do evento e parabenizou a atitude da Câmara Municipal de Ubá em promover o debate. “Nós que trabalhamos nessa causa sabemos que não é uma vida fácil, mas é preciso falar sobre isso. Precisamos garantir que os direitos não sejam violados”, completou o deputado.

A voz dos cidadãos

Ao final do Seminário, o público também teve a oportunidade de manifestar suas opiniões, relatar suas experiências e propor ações para a promoção, proteção e vigência dos direitos humanos. Uma das solicitações feitas pelos participantes do evento ao poder público municipal foi a fundação de um conselho que pudesse garantir que as discussões não se encerrassem naquele momento e que se transformassem em gestos concretos.

Seminário Direitos Humanos_evento

Diante disso, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, levantou a possibilidade de se criar em Ubá o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Diversidades, como forma de abarcar todas as causas: “podemos usar o Seminário como um subsídio para a criação desse conselho. Temos condições, inclusive, de já começar a pensar nisso e iniciarmos os nossos trabalhos, contando sempre com o apoio dos vereadores”.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, a expectativa da Câmara Municipal de Ubá é a de que novas edições do evento voltem a acontecer e que, em cada uma delas, novas conquistas nesse sentido possam ser celebradas. “Esse é apenas o primeiro de muitos outros encontros que pretendemos promover para debater esse assunto. A partir do momento em que unirmos nossos esforços para a garantia dos direitos, nossas conquistas serão ainda maiores”, finalizou o vereador Edeir Pacheco.

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU

Fotos: Maria Cláudia Melo e Jardel Peron