Escola do Legislativo da Câmara inicia mobilização dos estudantes para o Parlamento Jovem
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá (CMU) realiza no período de 17 a 28 de fevereiro, a mobilização de estudantes do ensino médio do município, para participarem do Parlamento Jovem (PJ) de 2025.
São aguardadas, na Câmara, as visitas dos estudantes do ensino médio das escolas estaduais: Padre Joãozinho, São José, Governador Valadares, Raul Soares, Dr. Levindo Coelho, Professor José Carneiro de Castro e Deputado Carlos Peixoto Filho (Polivalente). E também os estudantes do Colégio Losango/Ubá.
Na segunda-feira, 17 de fevereiro, o presidente da Câmara, vereador José Maria Fernandes, a diretora-Geral, Cristiane Caneschi Magalhães de Lucca, e a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Jacob, recepcionaram os estudantes da E.E. Senador Levindo Coelho, no plenário Lincoln Rodrigues Costa, e falaram da importância da participação do jovem na política. E Juliana Jacob apresentou o Parlamento Jovem para os estudantes.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que fortalece a prática democrática e as Câmaras Municipais no Estado de Minas Gerais. É um programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), implantado em 2004. A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de atividades de estudo, debates e deliberação que permitem ao jovem entender e exercer a cidadania.
Este ano o tema: Juventude e Direitos Culturais, será discutido a partir dos seguintes subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito; A organização das Políticas Culturais e a Participação Social; e o Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania. Há três etapas do programa: municipal, regional e estadual, nas quais os estudantes devem defender sugestões de projetos de lei.
Em 2025, a Câmara de Ubá completa 10 anos de participação no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A cerimônia de lançamento do PJ em Ubá está prevista para meados de março.