Escola do legislativo da CMU lança oficialmente mais uma edição do Parlamento Jovem de Minas
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou em 13 de março o lançamento oficial da edição 2025 do Parlamento Jovem de Minas (PJ).
Representando o Poder Legislativo compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Maria Fernandes, o 1º secretário, vereador Lucas Rufino Zocoli, o supervisor da Escola do Legislativo, vereador André Eustáquio Alves, e os vereadores: Antonio Domingos Ximendes Trindade; Breno Reis de Oliveira; Renato Vieira e José Roberto Reis Filgueiras.
Também compuseram a mesa os convidados: a diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, Luziete Natalina Ferreira; a gerente de Turismo e Patrimônio Histórico de Ubá, Maria Cardoso Carvalho; o professor, escritor e historiador ubaense José do Carmo de Araújo; e o coordenador do Polo Zona da Mata Norte, João Vitor Iasbik, da Câmara de Visconde do Rio do Branco.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política direcionado a estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com câmaras municipais mineiras. Tem como objetivo promover a educação para a cidadania e estimular o interesse dos jovens pela agenda política e pelos mecanismos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
O Polo Zona da Mata Norte é composto pelos municípios de Viçosa, Paula Cândido, Visconde do Rio Branco, Coimbra, Muriaé, Ervália e Ubá. Nesta edição, o tema do projeto será Juventude e Direitos Culturais. Em 2025, a Câmara de Ubá completa 10 anos de participação no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
As escolas parceiras da Câmara Municipal de Ubá para o desenvolvimento do Parlamento Jovem de 2025 são: E.E Governador Valadares, E.E. Dr. Levindo Coelho, E.E Senador Levindo Coelho, e E.E Deputado Carlos Peixoto Filho (Polivalente). E também o Colégio Losango/Ubá, o Colégio Objetivo e o Colégio Sagrado Coração de Maria.
A estudante Rhaíssa Ribeiro Lotti Pita do Colégio Sagrado Coração de Maria que participou do Parlamento Jovem em 2024, compartilhou com os presentes um pouco sobre o projeto na prática e relatou a importância da participação da juventude na política. “Digo a todos jovens que aqui estão hoje como iniciantes deste projeto, que o Parlamento Jovem é uma oportunidade de direcionamento para a sua vida, tanto acadêmica quanto pessoal”, destacou Rhaíssa.
O coordenador do polo, João Vitor Iasbik, da Câmara de Visconde do Rio Branco, relatou sobre a importância da participação do jovem no projeto.
Em seu discurso, o supervisor da Escola do Legislativo, vereador André Eustáquio Alves destacou a importância da juventude compreender o significado da política como uma ferramenta legítima para transformar a realidade. “O Parlamento Jovem é um espaço onde vocês podem aprender a construir soluções reais para a cidade, a defender suas ideias e a entender que a verdadeira mudança acontece quando há envolvimento e trabalho sério. Por isso, minha atuação como vereador e supervisor da Escola do Legislativo está firmada no compromisso de oferecer aos nossos jovens um caminho de protagonismo baseado em valores sólidos, no esforço, no mérito e na responsabilidade. Este projeto já revelou grandes talentos e cidadãos conscientes. E tenho certeza de que vocês que estão ingressando agora também serão protagonistas de um futuro melhor para nossa cidade e nosso país’, enfatizou André.
Em seu discurso o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Maria Fernandes, enfatizou sobre a importância do Parlamento Jovem na vida dos estudantes que participam das atividades do projeto. “É com imensa satisfação que hoje celebramos o décimo ano de participação no Parlamento Jovem, um programa que reafirma a importância da participação cidadã e do protagonismo da juventude na construção do nosso país. A democracia se fortalece quando abrimos espaço para o diálogo, a troca de ideias e o envolvimento ativo da sociedade. E nada é mais inspirador do que ver jovens se dedicando ao estudo do processo legislativo, ao debate de temas relevantes e à formulação de propostas que refletem os anseios da população. Neste Parlamento Jovem, vocês irão aprender que política não se faz sozinho. Ela exige escuta, argumentação, respeito às divergências e compromisso com o bem comum. Que esta experiência seja um marco na trajetória de vocês e que nunca deixem de acreditar no poder transformador da participação política”, finalizou José Maria.