Escola do Legislativo promove cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem de 2023

A cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem (PJ) de 2023 foi marcada pela entrega dos certificados de participação aos alunos que participaram desta edição. O evento, celebrado em 09 de novembro, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU) e contou com a presença do presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, dos vereadores, Célio Lopes dos Santos e José Carlos Reis Pereira e também dos alunos, Davi Lengruber Aguiar, Isac Batalha Filgueiras, Nina Shuery Flores, Pietra Vieira Roque e Rhaíssa Lotti Pita, coordenados pela diretora da Escola do Legislativo da CMU, Amanda Cisneiros.

O presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, fez os agradecimentos em nome do Poder Legislativo Ubaense. “Agradeço as escolas e aos estudantes por nos ajudarem a colocar em prática este importante projeto, não só para a Câmara, mas também para o nosso município. Acreditamos que juntos, dentro do PJ, podemos crescer e nos tornar cidadãos mais críticos e com uma visão mais clara e real da estrutura administrativa de nosso país.  Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o nível dos estudantes que debatem o tema, no encontro, é muito alto. São alunos em sua maioria de escolas públicas que estão preparados, que debatem, argumentam e defendem o tema proposto, como se fossem deputados ou vereadores, apresentando projetos de lei que beneficiam a toda população”, declarou José Roberto.

Em seguida, o aluno Davi Lengruber Aguiar contou um pouco da experiência de participar do PJ 2023. “Primeiramente, eu queria agradecer pelo suporte que a Câmara deu ao projeto. Eu estou aqui já tem três anos, não vou poder continuar no ano que vem, então, é uma despedida, mas uma despedida muito saudosa. De certo modo, eu aprendi muito mais do que eu poderia imaginar no início quando eu entrei. Foi uma troca de informação muito bacana entre todo mundo. Enfim, foi muito bacana participar do projeto, foi muito conhecimento envolvido, a gente vê de perto as mudanças que a sociedade traz e o que a gente pode implementar por meio do que a gente é, por essência. Foi muito legal, obrigado”, disse Davi.

A aluna Pietra Vieira Roque disse que o Parlamento Jovem é um projeto que todo jovem deveria participar. “Desde quando eu entrei, sempre digo que é uma experiência que eu aconselho a todo mundo ter, mesmo que você ache que não vai ter muito aprendizado, ache que vai ser só uma coisinha boba, um simples projeto, não é, porque faz parte do que você vai ter no futuro. Não só no seu futuro, mas no futuro de vários jovens do estado de Minas Gerais. Eu e o Davi não vamos mais participar no ano que vem, devido ao período escolar, mas deixamos registrada a nossa contribuição e agradecimento à Câmara de Ubá pela oportunidade de participar do projeto. Em Belo Horizonte, fui pela segunda vez em 2023, e cada vez que você vai, é uma experiência totalmente diferente”, relatou Pietra.

A aluna Rhaíssa Lotti Pita afirmou que o PJ foi motivo de muita evolução em todos os sentidos da sua vida. “O Parlamento Jovem foi motivo de muita evolução para mim, como pessoa, em muitos sentidos. Eu não tinha conhecimento do projeto nos anos anteriores, e também não poderia participar, por conta da idade. E eu comecei retraída, não dava o meu melhor nos projetos, ficava com um pouco de vergonha, mas isso mudou tanto ao longo do tempo, e eu fui para a ALMG confesso que bem nervosa, achei que não fosse conseguir falar com clareza tudo o que eu penso. Me senti em casa, tudo que vinha na minha cabeça eu falava. E eu acho que foi realmente muito importante o trabalho da Câmara de dar voz ao jovem, que eu acho extremamente importante. E eu espero muito que o Parlamento continue fazendo a diferença na medida do possível. E gostaria que mais jovens entrassem nesse projeto”, ressaltou Rhaíssa.

A aluna Nina Shuery Flores agradeceu as pessoas que trabalharam com os jovens nesse projeto e que viraram amigos de verdade. “Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade de participar do PJ. Também gostaria de agradecer a todas as pessoas que também nos ajudaram e se tornaram meus amigos, viraram pessoas importantes na minha vida. Tudo o que eu vivi aqui na Câmara foi uma experiência que eu nunca pensei que eu ia passar. Foi muito diferente, foi muito interessante. Foi uma ajuda para evoluir como pessoa, evoluir até em questão de carreira, do que a gente quer, do que a gente vai fazer. É uma oportunidade que acho que todo mundo devia ter na vida, de pelo menos vir aqui uma vez com a gente na nossa reunião. Espero que esse projeto cresça muito e muitas mais pessoas venham o ano que vem para participar com a gente”, concluiu Nina.

PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.  Desenvolvido em rede, o PJ Minas tem etapas municipais, regionais e a estadual. Anualmente, os jovens elegem um tema relevante para a sociedade, que é debatido em cada uma dessas etapas. Eles também elaboram propostas para aprimorar as políticas públicas locais, regionais e para o Estado e fazem a votação final dessas propostas na Etapa Estadual.

O tema do Parlamento Jovem de 2023 foi: “Jovem e mercado de trabalho”. E os subtemas: Desenvolvimento econômico e geração de trabalho; Escolaridade e qualificação profissional; e Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho. E para 2024 será: “Melhorias no ensino escolar”.