Escola do Legislativo realiza palestra para servidores da Câmara

Em duas sessões, nos turnos matutino e vespertino do dia 16 de setembro, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá (CMU) promoveu a palestra “Estresse ocupacional: adoecimento mental no trabalho”, ministrada pelo psicólogo e servidor da Casa, Luciano Lamarca.

O evento de caráter interno, reuniu vereadores e funcionários públicos do Legislativo para a apresentação, que abordou, entre outros pontos, a necessidade de mais empatia no ambiente de trabalho. “Vivemos uma era de distanciamento, não só pela pandemia, mas também, e principalmente, pelo advento das ‘relações virtuais’, o que nos tem impedido de observar e perceber o comportamento dos colegas a nossa volta”, pondera o palestrante.

Luciano alertou para o crescente número de casos de estresse ocupacional e depressão e fez um apelo para que os servidores tenham um olhar mais singularizado em relação ao outro, pois quanto antes eventuais problemas psicológicos e sociais forem identificados, melhor é o prognóstico, reduzindo os riscos de agravamento de casos que, por vezes, só dependem de uma boa conversa e alinhamento de rotinas. “Ganham os servidores, ganha o órgão onde trabalham”, conclui.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU