Estudantes do ensino médio de Ubá participam de palestra do projeto Parlamento Jovem

Cerca de 110 estudantes do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Maria e da Escola Estadual Raul Soares participaram, na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, da palestra e Roda de Debate sobre Saúde Mental do Jovem, com a Psicóloga, Lynda Kharem Ciotti. O evento foi realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, e faz parte da etapa municipal do Projeto Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A psicóloga Lynda Ciotti detalhou sobre o conceito de saúde mental; a saúde mental na infância e na adolescência; o impacto da pandemia de convid-19 na saúde mental dos jovens; a ansiedade, crise de ansiedade e depressão, além de demonstrar o panorama da saúde mental no Brasil e no mundo e os desafios enfrentados. “Saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. Mesmo antes da pandemia, as doenças psiquiátricas eram cada vez mais frequentes, mas o debate sobre prevenção e tratamento somente vem ganhando espaço na última década. A adolescência e os primeiros da vida adulta são uma época da vida em que ocorrem muitas mudanças e metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada”, explicou Lynda.

A psicóloga ressaltou também que: “a razão para a enorme lacuna entre o sofrimento e o tratamento, é porque milhares de pessoas com sofrimento psíquico estão privadas de seus direitos humanos. Tanto nas unidades de saúde, quanto nas comunidades, os indivíduos com transtornos mentais costumam ser marginalizados, mas, há um crescente reconhecimento da importância de ajudar os jovens a construir a resiliência mental”, concluiu.

PARLAMENTO JOVEM MINAS

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, e do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. As câmaras municipais mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para a implementação do projeto.

Assim, é criada uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado. Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema “Saúde mental do jovem”.

Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021. Os subtemas abordados são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

PRÓXIMO EVENTO DO PARLAMENTO JOVEM

Na terça-feira, 28 de junho, de 18h30 às 20h30, no plenário da Câmara Municipal, o Parlamento Jovem participará da palestra também sobre Saúde Mental do Jovem, a cargo do psiquiatra José de Alencar Ribeiro Neto.