Estudantes que integram o Parlamento Jovem de Ubá participam de visitas técnicas

As atividades dos estudantes que integram o Parlamento Jovem (PJ) de Ubá estão a todo vapor. No dia 01 de junho, eles foram conhecer a sede do Poder Executivo da nossa cidade e foram recepcionados pela servidora pública Marcilene Caneschi que apresentou o prédio e as repartições nele existentes.

Na sequência da visita, foram recebidos pelo prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, em seu gabinete, e deu aula de democracia para os estudantes.

O Paço Municipal foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1900 e foi palco das mais importantes decisões de nossa comunidade, vez que nele estavam instalados o Fórum da Comarca e a Câmara Municipal, cujo presidente cabia chefiar as atividades executivas, já que ainda não se elegiam prefeitos. Durante várias décadas o edifício do Paço, abrigou os Três Poderes de Ubá.

E no dia 02 de junho, foi a vez da 10ª oficina do PJ em uma foi uma visita guiada no Unifagoc. Os integrantes do PJ de Ubá, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, e a diretora da Escola do Legislativo, Amanda Cisneiros, foram recepcionados pelo pró-Reitor de Ensino, Marcelo Daibert. Foi apresentado a eles, os laboratórios de medicina, odontologia, nutrição, pedagogia e de outras áreas de conhecimento também. Além disso, participaram de um mini workshop com o professor de Economia, Yago Caiaffa.

PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da ALMG, por meio da sua Escola do Legislativo e as Câmaras Municipais são parceiras. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. E em 2023 o tema é Jovem e o mercado de trabalho.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

• Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.