Lançado oficialmente o Parlamento Jovem de 2022 na Câmara de Ubá

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou em 20 de abril, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a cerimônia de lançamento da edição de 2022 do projeto Parlamento Jovem de Minas/Ubá.

Cerca de 20 estudantes do ensino médio vão participar do projeto neste ano. Os novos integrantes foram indicados por quatro escolas da cidade que aderiram à iniciativa: Escola Estadual Governador Valadares, Escola Estadual Padre Joãozinho, Colégio Losango Ubá e Colégio Tiradentes Ubá.

Representando a Câmara Municipal de Ubá (CMU) participaram da solenidade os vereadores, José Roberto Reis Filgueiras, presidente da casa, e Edeir Pacheco da Costa, vice-presidente da CMU e presidente da Escola do Legislativo.

Ao falar aos presentes, o presidente da CMU, vereador José Roberto, ressaltou a importância do PJ para a comunidade: “Este, com certeza, é mais um meio de aproximação entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade. Um importante projeto que contribui para a formação política dos jovens e para incentivar o exercício da cidadania. Parabenizo e agradeço a cada um de vocês pela participação no projeto!”, disse.

O diretor da Escola do Legislativo da CMU, vereador Edeir Pacheco, agradeceu às escolas que aderiram ao projeto e destacou a importância da participação da juventude na política: “Trabalhar a educação política na escola pode oportunizar o conhecimento, a troca de experiências e a reflexão crítica sobre as características e o modo de funcionamento das instituições e do sistema político”, concluiu.

O evento contou com a palestra do psicólogo, Wellerson Carneiro que abordou o tema: “Saúde Mental dos Jovens”.

EXPOSIÇÃO

No corredor de entrada da Câmara estava a exposição fotográfica “OUTRO OLHAR”. É uma ação artística proposta pelos alunos da oficina de fotografia da Andorinhas - Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental), uma organização sem fins lucrativos que se dedica a projetos sociais, por meio da arte, cultura e economia solidária, para pessoas com transtorno mental e que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Todo o processo de realização das fotos, montagem da exposição, escolha do material e registros documentais foram executados pelos alunos/pacientes, que se dedicaram em seus projetos terapêuticos e mantiveram a frequência no serviço de saúde CAPS AD III.

A exposição propõe um exercício diário para que as pessoas possam, enxergar a vida e outro a nossa volta por outros ângulos, através das lentes da empatia, do amor próprio e do amor ao próximo. Pois se colocar no lugar do outro é tentar entender que cada pessoa tem sua maneira de ver, de sentir e de estar no mundo.

O material é fruto do processo artístico terapêutico desenvolvido pela arte-educadora e artista visual Aline Gabriel, responsável pela criação deste projeto que integra o departamento escola de artes “Nise da Silveira”, cujo objetivo é utilizar as artes e culturas como forma de recuperar a qualidade de vida, a saúde e a cidadania de pessoas em sofrimento mental.

PARLAMENTO JOVEM MINAS

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, e do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. As câmaras municipais mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para a implementação do projeto.

Assim, é criada uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado. Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema “Saúde mental do jovem”.

Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021. Os subtemas abordados são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.